Nos últimos anos tem crescido o interesse de estudantes pela graduação na faculdade de psicologia. Em um cenário cada vez mais complexo das relações humanas, entre crises econômicas e a dificuldade para visualizar um futuro com mais esperança, o interesse pela psicologia se torna cada vez maior.

Se você está pensando nessa área, veja alguns filmes imperdíveis que ajudam a entender um pouco mais sobre o papel do psicólogo e da psicologia no mundo.

1 – Um Método Perigoso

Baseado no livro homônimo de John Kerr, Um Método Perigoso leva às telonas um episódio pouco conhecido – mas muito significativo – na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos, Freud e Carl Jung.

Na narrativa assinada pelo diretor David Cronenberg, de Senhores do Crime, o jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) é orientado por seu mestre Sigmund Freud (Viggo Mortensen) no tratamento inovador que realiza em Sabina Spielrein (Keira Knigthley).

No entanto, disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá suas ideias conflitarem com as teorias de Freud, ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

2 – Precisamos falar sobre o Kevin

Eva nunca quis ser mãe e por isso tem uma relação complicada com seu filho Kevin. Agora, o adolescente está preso por ter sido o responsável por uma tragédia, e Eva tenta lidar com a sensação de responsabilidade pelo que aconteceu.

Temas bastante fortes como a depressão pós-parto e a negligência familiar são alguns exemplos do que encontramos em Precisamos Falar sobre o Kevin.

3- Cisne Negro

Considerado por muitos uma aula de introdução à psicanálise, “Cisne Negro” é um prato cheio para os amantes de um bom drama psicológico!

O filme narra a trajetória de Nina (Natalie Portman), uma bailaria profissional que luta para atingir a perfeição artística. Porém, a sua ânsia pelo sucesso desperta o lado mais sombrio da jovem, fazendo com que caia numa espiral de paranoias, histerias e muito insanidade.

4- A Garota Ideal 

A fobia social é o ponto chave em Lars and the Real Girl (título original). Neste filme conhecemos Lars Lindstrom (Ryan Gosling), um rapaz muito tímido e reservado que mora na garagem da casa de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider).

Lars sempre evitou o contato com outras pessoas, até que finalmente anuncia para a família que receberia a visita de uma “amiga” que conheceu através da internet. A surpresa e alegria da família Lindstrom vai por água abaixo quando são apresentados à Bianca, a “famosa” namorada de Lars…

A Garota Ideal é uma comédia dramática bastante interessante, pois mostra que, às vezes, para ajudar a curar a “loucura” de alguém que amamos, também devemos nos fazer de “loucos”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Capital News, Guia da Semana, Pensador e Adoro Cinema.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.