COMPORTAMENTO

“Vacinar dá autismo?” – 8 boatos perigosos que as pessoas precisam parar de espalhar

Por Redação do Psicologias do Brasil

Você já mudou de ideia sobre algo na sua vida, isso é normal. Estamos em constante transformação e inacabados, o conhecimento que adquirimos é constante, é impossível parar de aprender.

Porém, nesse processo, não poucas vezes tomamos como verdadeiras notícias e conhecimentos que são questionáveis cientificamente. Seja por conta de alguma tradição, seja por alguma falta de informação, aqui estão 8 verdades que muita gente confia estarem certas, mas não passam de mitos perpetuados.

1.Vacina causa autismo

Andrew Wakefiel, um médico britânico, fez um estudo mal elaborado correlacionando a vacina tríplice viral na infância com autismo. A história se espalhou e muita gente ainda toma este estudo como verdade. Mas Andrew desmentiu o estudo e ainda sofreu graves consequências pela informação falsa: teve seu título de médico cassado e foi processado pelo Governo Britânico por fraude.

2. Mamografia eleva o ricos de Câncer na tireoide.

Seguindo a linha de boatos irresponsáveis, uma mulher fez um vídeo contando que o famoso Doutor Drauzio Varella afirmou que os profissionais de saúde não estavam oferecendo a proteção devida a tireoide em mamografias.

O médico desmentiu o vídeo e disse que nunca fez tal afirmação. É fato que toda utilização de radiação tem algum risco, porém a mamografia sem excessos traz muito mais benefícios que riscos.

3. Escovar os dentes muitas vezes ao dia é ótimo!

Algumas pessoas acreditam que escovando os dentes várias vezes ao dia, conseguirão uma saúde bucal melhor. Isto é lenda. Na verdade, escovar os dentes mais de 3 vezes ao dia traz risco de deterioração do esmalte dental.

4. Depressão é somente um desequilíbrio químico!

Muita gente e até alguns profissionais da saúde, acreditam que transtornos psicológicos são sempre fruto de algum desequilíbrio químico. Esta é uma visão ultrapassada e até mesmo perigosa sobre essas doenças.

Não são poucos os estudos que apontam a importância da psicoterapia no tratamento da Depressão, por exemplo. Além disso, é imprescindível que uma pessoa seja vista não só por aspectos biológicos, mas também sociais e tenha sua história de vida levada em consideração.

Não somos apenas nossos corpos, a depressão é uma doença que afeta diretamente nossa forma de nos relacionarmos com a vida e nem sempre remédios serão suficientes nesse enfrentamento.

5. Ansiedade é sempre ruim!

Uma vida sem nenhuma ansiedade é muito perigosa. Muita gente confunde transtornos de ansiedade com sentimentos ansiosos. Nem sempre a manifestação de um sentimento ansioso é negativa. Ficamos ansiosos por um dia melhor, levantamos para trabalhar, estudar, construímos relações prazerosas a partir do anseio de conhecer novas pessoas. Há muita coisa positiva na ansiedade.

E para enfrentar os aspectos negativos dela, precisamos descobrir os positivos. Você pode aprender a reagir aos próprios sentimentos de diversas formas. Ansiedade em si não é o mal, o que pode adoecer é a sua forma de lidar com ela.

6. Manga com Leite faz mal.

Os senhores de engenho não queriam que os escravos tomassem leite e sabiam que eles comiam mangas, pois havia manga por toda parte. Criaram essa mentira que ficou perpetuada até os dias de hoje.

7. Água com açúcar acalma

O ingrediente adocicado pode fazer você produzir mais serotonina, o neurotransmissor associado ao bem estar. Porém, é uma reação demorada. Para acalmar mesmo é melhor um chá com as substâncias certas para este efeito, como um chá de camomila.

8. Psicólogo precisa ser calmo e paciente.

A verdade é que de calma e paciência todos nós precisamos, independente da profissão. O psicólogo não pode exercer sua atividade profissional baseado em seus achismos e numa forçação de certas características da personalidade dele. A psicologia é uma ciência que fornece instrumentos e técnicas, é através dela que o psicólogo trabalha. Por mais que ele tenha uma opinião e uma visão a respeito das coisas do mundo, não é a partir dela que a terapia acontece. Mas sim de pesquisas e amparos teóricos e práticos. Por tanto, não basta para um bom profissional saber ser “calmo” e “paciente”, é preciso formação adequada.

Imagem de capa: Shutterstock/Africa Studio

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Psicóloga lança livro gratuito para auxiliar crianças vítimas das enchentes no RS

De acordo com a autora, a obra irá ajudar a trazer maior clareza do que…

6 horas ago

Jovem com Transtorno Borderline consegue permissão para receber eutanásia

"Eu estou presa no meu próprio corpo, na minha própria cabeça e só quero ser…

9 horas ago

Mulher que inspirou a Martha de ‘Bebê Rena’ diz estar namorando há 5 anos

Fiona Harvey disse que, diferentemente da sua versão ficcionalizada em Bebê Rema, costuma contar apenas…

2 dias ago

Coletivo de médicos e psicólogos voluntários oferece apoio online gratuito as vítimas das enchentes

Médicos e psicólogos voluntários, em parceria com a Associação Brasil Pela Cura, estão se mobilizando…

2 dias ago

Vovó de 90 comove a web ao tricotar casacos para doar para crianças do Rio Grande do Sul

"Vai deixar as crianças de Santa Maria e região mais quentinhas".

3 dias ago

Mulher que amamentava o marido diz ter cogitado engravidar de novo para continuar com o hábito

A americana Rachel Bailey, de 31 anos, amamentava o marido no café da manhã, no…

3 dias ago