“Com o passar dos anos aprendi que existem formas mais leves de seguir a vida. Não são todas as pessoas que convivo que gosto, não são todas as atitudes de pessoas que gosto que concordo, mas aprendi algo fundamental. Aprendi a respeitar a maneira de cada uma delas e ficou tão mais fácil. Porque conviver é uma arte que depende não só de respeito, mas de paciência também. Com esse aprendizado adotei um exercício valioso, o de relevar. E eu me convido diariamente a ser leve, a própria palavra faz o convite: re-le-ve. Volte a ser leve. Aposte suas fichas na paz. Respeite. E você vai perceber que o amor vai chegar facilmente.”

Ana Nunes

******

A maioria de nós não faz esse exercício de conhecer as raízes das palavras ou mesmo de separá-las em sílabas e perceber que isso por si só já diz muita coisa.

Relevar é a arte de voltar a ser leve. E leveza é uma característica de quem vive na essência. Viver na essência quer dizer estar em paz consigo mesmo e com o mundo, com as pessoas, com a natureza.

Relevar está diretamente relacionado com o autoconhecimento, com a evolução pessoal e o amadurecimento. É fácil notar que grande parte dos adolescentes ou mesmo adultos jovens têm uma tendência a serem mais reativos ou impulsivos. Muitos inclusive adoram aquele ditado que diz: “eu não levo desaforo pra casa”.

Esse é um ditado típico de pessoas que estão pesadas, estressadas, e por vezes fora de si. Seria bem mais interessante dizer “eu só levo paz pra casa”, “eu só levo alegria e amor pra casa”. Você percebe o poder que isso tem? Ao retirar esse “não” e no lugar dele inserir sentimentos nobres muda completamente a nossa energia.

Eu gosto de trocadilhos e a palavra relevar nos dá um que acho incrível. Quem releva é porque revela que possui um olhar mais maduro. Ou seja, prova através dos gestos e do próprio dia a dia que não se exalta com qualquer coisa, que valoriza as amizades muito mais do que as pequenas divergências, que respeita a individualidade dos outros, respeita suas escolhas, mesmo que não concorde com algumas delas etc.

Não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro tem vivido tempos de muita intolerância e desrespeito. Por isso considero essa reflexão importante e atual. Um exercício simples que podemos fazer para olharmos para dentro de nós mesmos e você pode hoje ainda colocar na prática é se questionar o valor dos momentos, das pessoas, das crenças etc.

Por exemplo, você está com um grupo de amigos e todos começam a falar sobre a política. De repente, um deles começa a afirmar seus pontos de vista que destoam totalmente dos seus. Nessa hora você se faz a seguinte pergunta: “Vale a pena eu começar a discutir de forma enérgica, querendo provar que estou certo e ele errado?” ou “Vale a pena eu perder minha paz sabendo que por mais que tentemos nos entender, ele continuará pensando da mesma forma?”.

Com esse exercício mental você pode logo perceber que não! Que é um gasto não apenas de energia, mas um possível gasto no relacionamento que pode acontecer.

Eu amo o significado do verbo RESPEITAR, em sua raiz etimológica ele significa: “Olhar à distância” ou “Olhar uma segunda vez”. Ou seja, é não ser impulsivo, não querer a fina força que os outros vejam como você vê, pensem como você pensa ou façam as coisas como você faz… Simples assim!

Vamos aprender a arte de relevar e assim termos muito mais paz de espírito e paz nos relacionamentos?

***

Foto de Tobi de Pexels

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor particular de Física e Matemática e nas consultas com Psicanálise em Fortaleza. Também escreve no seu blog "Para além do agora" compartilhando conteúdos voltados para o autoconhecimento e evolução pessoal. Contato: isaiaspsicanalista@gmail.com

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

19 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

20 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago