COMPORTAMENTO

A atitude é contagiante: esteja com quem desperta o melhor de você

Se a atitude é a coisa mais importante que vestimos, então tome cuidado para que ninguém tire seus propósitos e que ninguém torne “impossível” suas forças e suas fronteiras de esperança. Não os deixe desfazer seus desejos, fazendo você acreditar que ” não vale a pena, você não pode ou não merece”. Nossa atitude representa uma porcentagem muito importante da influência que temos sobre o que acontece conosco, então não faça isso, não deixe que roubem seu melhor vestido.

Algo que chama sem dúvida a atenção de muitos dos livros de autoajuda que encontramos hoje em dia, é que eles tentam nos orientar para o sucesso, para esse triunfo exterior, onde cedo ou tarde somos reconhecidos pelos outros pelo nosso valor, pelas nossas aptidões e capacidades. Porém, é importante lembrar: mais do que “sucesso externo”, o que queremos alcançar é a calma interior.

As habilidades que nos mostram que podemos fazer uma tarefa específica é muito gratificante, é verdade. No entanto, o que “multiplica” estas habilidades são as atitudes corajosas, porque são elas que fazem a diferença entre um dia bom e um dia ruim, elas são o que nos dá otimismo quando tudo está contra nós, elas nos permitem acreditar em nós mesmos quando os outros se atrevem a nos menosprezar como personagens de Lilliput.

“Sim, valho a pena, sei fazer e merecer” são, sem dúvida, as três raízes que devem nutrir nossa atitude diária. No entanto, há momentos em que a mentalidade negativa, derrotista ou mesmo tóxica de algumas pessoas ao nosso redor pode, sem dúvida, enfraquecem esse foco até que se torne tempestuoso…

Sua atitude: uma decisão pessoal

A oferta editorial de livros sobre felicidade e crescimento pessoal dobra a cada ano. No entanto, a OMS já nos alerta que, em pouco tempo, a depressão será o primeiro problema de saúde e incapacidade no mundo. Além disso, educamos nossos filhos para serem competentes em ciências, em matemática, no uso de tecnologia e até mesmo na linguagem de programação, mas nos esquecemos de ensiná-los a tolerar a frustração, a administrar seus universos emocionais, suas fúrias, sua tristeza…

Ninguém explica o que é isso de atitudes, ou como fazer o outro “acreditar em nós mesmos”. Não sabemos porque tudo o que lhes foi ensinado na escola é ser capaz de identificar o sujeito e o predicado de uma frase, para tomar o mínimo múltiplo comum , talvez ser respeitoso e tirar boas notas para que a felicidade apareça por si só, como a promessa de um contrato que assinamos desde muito pequeno.

No entanto, mais cedo ou mais tarde, descobrimos que nossas boas intenções não são suficientes para que o sucesso chegue. Percebemos também que a sociedade nos oferece uma boa educação, mas adia nossas oportunidades, mergulhando-nos em uma sala de espera onde nada acontece.

Os três componentes da atitude forte e corajosa

Muitas vezes é dito que uma atitude positiva não resolverá todos os nossos problemas, mas o que vai fazer é incomodar mais de uma pessoa, aqueles que com sua mentalidade quadrada e suas abordagens cheias de limites, não fazem nada além de colocar problemas em nossos sonhos.

De qualquer forma, o que devemos ter claro é que essa atitude é um valor pessoal para se trabalhar diariamente. Porque quando menos esperamos, pode enfraquecer ou pior, pode ser enfraquecido pela influência prejudicial desses terceiros.

Assim, nunca é demais lembrar quais três componentes sustentam, moldam e alimentam atitudes fortes:

Compromisso: Uma boa atitude exige um compromisso firme em nós mesmos e em nossos propósitos, naqueles objetivos, valores ou objetivos que são valiosos para nós.

Autocontrole: Para alcançar um sonho, para alcançar esse propósito precioso, devemos assumir o controle sobre nossa própria realidade, sobre tudo o que acontece. Se cometermos um erro, a obrigação de corrigir é nossa. Não atribuiremos qualquer responsabilidade a outras pessoas, assumiremos sempre uma atitude ativa, positiva e corajosa.

O último elo que molda nossas atitudes é o desafio. É um aspecto que não podemos negligenciar, porque a vida sempre nos coloca diante de dez, duzentos desafios cotidianos … Devemos ver esses testes como desafios para aprender a investir em nosso crescimento pessoal, em nossa bagagem de vida, onde nos sentimos protagonistas autênticos do próprio bem-estar alcançado.

TEXTO TRADUZIDO E ADAPTADO DE LA MENTE ES MARAVILLOSA

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Série policial que estreou no top 10 da Netflix em 56 países é inspirada em assombroso caso real

A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…

4 horas ago

Influencer passou 6 horas em mesa de cirurgia após parte de equipamento de exame de rotina ‘cair no seu coração’

Joey Swoll se diz desgastado física e psicologicamente após a experiência. "Ainda sinto como se…

6 horas ago

Após cirurgia, ‘Homem Dobrado’ finalmente consegue ficar ereto e ter ‘vida normal’

"Estou imensamente grato por poder finalmente dormir deitado", disse o homem.

22 horas ago

Mulher é presa após usar diploma de psicologia falso para atender crianças com autismo

Segundo a Polícia, a mulher pagou R$ 5 mil em um diploma falso de psicologia,…

24 horas ago

Nova série do criador de Peaky Blinders já está disponível no streaming

A aguardada nova série estrelada pela vencedora do Emmy Elisabeth Moss chegou ao streaming nesta…

2 dias ago

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

2 dias ago