COMPORTAMENTO

A ciência confirma: se você ficar estressado, seu cão também ficará estressado

A maioria das emoções é contagiante. Nós sabemos disso por nossa própria experiência. Se encontramos uma pessoa que exala entusiasmo e alegria, é provável que acabemos nos infectando com suas boas vibrações. No entanto, se nos depararmos com uma pessoa que, dos 10 minutos de conversa, usou 9 em queixas e arrependimentos, é provável que o nosso estado de espírito fique quase ao lado do seu.

Esse contágio emocional é facilitado por nossos neurônios-espelho, que nos permitem nos colocar no lugar do outro e sentir empatia. No entanto, tudo parece indicar que o contágio emocional não é exclusivo dos seres humanos. Um estudo realizado na Universidade de Linköping revelou que nossos amigos de quatro patas também são sensíveis aos nossos estados emocionais, especialmente o estresse.

Quanto mais você se estressa, mais você estressa seu animal de estimação

Esses pesquisadores analisaram como o estilo de vida das pessoas que vivem com cães influencia o nível de estresse de seus animais de estimação. Para isso, eles tiveram 58 cães e seus donos, que mediram o nível de estresse por vários meses levando em consideração a concentração de cortisol, considerada o hormônio do estresse pela antonomasia.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de cortisol do cão e de seu dono eram sincronizados, de modo que as pessoas com alta concentração de cortisol também tinham cães com alto nível de cortisol.

No entanto, o estudo foi um passo adiante. As pessoas também preencheram um questionário sobre seus traços de personalidade e preencheram outro questionário para indicar o caráter de seus animais de estimação.

Assim, foi apreciado que os traços de personalidade dos proprietários estavam relacionados ao seu nível de estresse, mas não havia ligação entre o caráter dos cães e suas reações ao estresse.

As pessoas que tiveram uma pontuação mais alta na escala de neuroticismo, por exemplo, eram mais propensas a sofrer um alto nível de estresse e infectar seus cães. Pelo contrário, pessoas mais abertas a experiências relataram menos estresse e seus animais de estimação também estavam mais relaxados.

Esses dados sugerem que os cães capturam e refletem o estresse de seus donos.

A inteligência social dos cães: dom e punição

Os cães são muito sensíveis ao comportamento humano e demonstram grande empatia. Um estudo realizado na Universidade de Otago, por exemplo, revelou que tanto as pessoas quanto os cães reagem com um aumento no nível de cortisol quando ouvem um bebê chorar.

É provável que esse contágio emocional seja devido à grande Inteligência Social dos cães. Isto é confirmado por um experimento realizado na Universidade de Milão, no qual foi provado que cães, como crianças pequenas, usam referências sociais para responder a estímulos do meio ambiente. Isto significa que, quando eles não têm um padrão de resposta para uma nova situação, isto é, eles não sabem o que fazer, eles olham para o seu dono em busca de pistas sobre como reagir.

Os cães não são apenas capazes de capturar nossas reações e humores, mas também podem regular seu comportamento com base neles, levando em conta esses pequenos sinais – que muitas vezes os enviamos inconscientemente.

Essa sensibilidade especial a nossos estados emocionais permitiu que os cães vivessem em harmonia conosco, a ponto de considerá-los nossos “melhores amigos” e parte da família, mas também tem um lado mais sombrio, pois os torna mais vulneráveis ​​a nossas emoções negativas, como o estresse, que também acabam custando em termos de saúde física e psicológica.

Artigo publicado no site Rincón Psicología
Foto por Patrick Hendry em Unsplash

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme engenhoso e surpreendente disponível na Netflix faz valer cada segundo do seu tempo

Para aqueles que apreciam histórias bem construídas com reviravoltas inesperadas e performances fortes, este filme…

16 horas ago

Caio Blat comenta beijo da esposa, Luisa Arraes, em cantor: “Acho ótimo”

"A gente se ama muito e respeita a liberdade um do outro. Isso só aumenta…

17 horas ago

Esposa de Michael Schumacher vende bens da família para custear tratamento de R$ 38 milhões anuais do ex-piloto

O ex-piloto e heptacampeão da Fórmula 1 sofreu acidente de esqui em 2013 e nunca…

1 dia ago

Roseana Murray reencontra ultramaratonista que a salvou durante ataque de pitbulls: “Anjo”

Eduardo Neves era motorista de ônibus e começou a correr para se salvar de uma…

2 dias ago

Anvisa endurece regras para prescrição de Zolpidem

A partir de agosto, o medicamento só estará disponível mediante prescrição médica do tipo azul,…

3 dias ago

Saiba o que é a Erotomania, possível transtorno da Martha de ‘Bebê Rena’

Com o sucesso da série 'Bebê Rena', especialistas discutem a possibilidade de Martha sofrer de…

3 dias ago