A cada ano que entra trazemos conosco nossa “bagagem emocional”. Vejamos então o que tem em nossa bagagem: nossa história, nossas lembranças, nosso entusiasmo (ou não) e nossos afetos.
Há que se ter o cuidado para não carregarmos excesso de bagagem e transformá-la em um fardo pesado.
Quando nossos afetos não resolvidos nas nossas relações pessoais (parentais, conjugais, laborais) são constantes nossa mente entra em conflito, projetando e transferindo esses afetos inconscientes que carregamos para fora de nós. Eles acabam por aparecer no corpo disfarçados como sintomas ou em comportamentos mal adaptativos (ansiedades, medos, obsessões, compulsões).
No entanto, é impossível tornar consciente o que está inconsciente sozinho. Pois tais conteúdos estão em nosso “ponto cego” e precisam ser nomeados, elaborados e superados.
A palavra é uma forma de colocar para fora estas emoções presas que levamos na bagagem, como um fardo difícil de carregar, mas que insistimos em arrastar conosco e que nos impedem de avançar e de pensar em novas possibilidades.
Podemos dizer que trata-se de fazer as pazes com nossos desejos (aqueles que desconhecemos) e conciliá-los com nossas necessidades e com nossos valores, que tentam censurar estes desejos (“Eu desejo mas não quero, porque não posso ou porque não devo”).
Busque olhar a vida sob outro ângulo, fazer diferente, compreender a si mesmo a aos outros, tirando da sua bagagem emocional toda culpa, medo, dor e frustração e deixando a sua vida mais leve de se viver.
Só assim você conseguirá alçar novos vôos que te levam a um lugar melhor. E lembre-se: o piloto da sua vida será sempre você mesmo. Mas, se precisar de ajuda, o psicólogo é um profissional preparado para te acompanhar neste voo!
Imagem de capa: ronstik/shutterstock
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…