De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. Entre 2005 e 2015, o número de pessoas que sofrem com a doença subiu para 18%. No Brasil são 11,5 milhões de brasileiros sofrendo com a doença, quase 5,8% da população.
Dados da OMS dão conta de que o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, onde 5,9% da população tem depressão.
O Brasil também é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.
Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos mentais comuns, como a depressão e o transtorno de ansiedade, está crescendo em países de baixa renda, pois a população está crescendo e mais pessoas chegam às idades em que depressão e ansiedade são mais frequentes.
Tanto a depressão como os transtornos de ansiedade precisam ser combatidos com orientação médica. O tratamento inclui terapia e/ou medicamentos, incluindo antidepressivos, se necessário.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Observatório do Terceiro Setor.
Foto destacada: Reprodução.
Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…
Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…
Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…
Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…
Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento
Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…