De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. Entre 2005 e 2015, o número de pessoas que sofrem com a doença subiu para 18%. No Brasil são 11,5 milhões de brasileiros sofrendo com a doença, quase 5,8% da população.

Dados da OMS dão conta de que o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, onde 5,9% da população tem depressão.

O Brasil também é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.

Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos mentais comuns, como a depressão e o transtorno de ansiedade, está crescendo em países de baixa renda, pois a população está crescendo e mais pessoas chegam às idades em que depressão e ansiedade são mais frequentes.

Tanto a depressão como os transtornos de ansiedade precisam ser combatidos com orientação médica. O tratamento inclui terapia e/ou medicamentos, incluindo antidepressivos, se necessário.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Observatório do Terceiro Setor.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.