DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Capacetes para pacientes com Covid-19 pode substituir respiradores e proteger médicos

A crise causada pelo coronavírus não será superada até que seja descoberta uma vacina que possa ser distribuída em todo o mundo.

Até que isso aconteça, as únicas precauções que podemos tomar para evitar o contágio são permanecer em nossas casas e reduzir ao máximo qualquer interação social.

E embora quarentenas e distanciamento social tenham se mostrado a medida mais eficaz para impedir a propagação da doença na população, há pessoas que simplesmente não podem praticá-la.

É o caso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que devem enfrentar a doença frente a frente enquanto cuidam de pacientes infectados, colocando em risco suas vidas e as de suas famílias.

Pixabay.

E foi justamente pensando na situação de risco dos profissionais de saúde durante o cumprimento do seu ofício que um grupo de empresários argentinos criou uma possível solução para esse problema que, além disso ainda pode eliminar a necessidade de usar respiradores mecânicos caros para tratar pacientes com coronavírus.

A invenção consiste em um capacete que isola os infectados, fornece oxigênio e ao mesmo tempo protege os profissionais de saúde que cuidam de sua saúde.

Esses capacetes são semelhantes a um traje de mergulho, transparente e que permitem a injeção de oxigênio a uma pressão mais alta, o que gera um efeito benéfico nos alvéolos pulmonares, que em muitos casos colapsam devido ao efeito do COVID-19, explicou Marcos Ledesma, otorrinolaringologista e um dos proprietários da Ecleris, empresa que desenvolveu o capacete.

“Os capacetes impedem a propagação do vírus pelo ar expirado pelo paciente, pois eles têm um filtro viral e bacteriológico”, afirmou.

Pixabay.

O capacete para ventilação não invasiva “permite evitar entre 30% e 60% da tubulação do paciente, liberando o uso de respiradores mecânicos, um dos suprimentos médicos mais em falta nessa pandemia”, acrescentou Ledesma.

“Uma vez que é realizada a triagem do paciente, é determinado, de acordo com sua condição de saúde, se ele pode ir para casa ou ir para terapia intensiva. Também existe um estágio intermediário, onde é possível usar o capacete, que permite que o paciente tenha a oportunidade de se salvar sem ser intubado, além de não contaminar o pessoal”, afirmou o criador.

“É por isso que acreditamos que é uma alternativa válida e muito atraente a ser considerada no momento”, afirmou Ledesma.

CGTN

O chamado “Helmet Ecleris” já foi aprovado pelas autoridades de saúde da Argentina e pode ser usado em menos de duas semanas para tratar pacientes com COVID-19 daquele país, que ainda está no meio do combate à doença e aguarda o “pico” de infecções durante julho.

Até que uma vacina seja descoberta, soluções como essa são ideais para proteger as pessoas que cuidam de nós durante a pandemia. Eles merecem fazer seu trabalho com segurança.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Foto destacada: Reprodução/El Clarin.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

24 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 dia ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago