Ao abordar esse tema, vale dizer que o ciúme é um sentimento normal e inato do ser humano, ocasionado pelo desejo da exclusividade na amizade ou amor por determinada pessoa. Estudiosos do assunto consideram o ciúme como uma espécie de temor, que remete ao desejo de se conservar alguma conquista, variando apenas o objeto de desejo. No caso dos relacionamentos amorosos, o homem em relação à mulher ou vice-versa.

Podemos dizer que o ciúme é normal, quando é passageiro e a pessoa que vive essa experiência não fica fixada com a ideia ou fato provocador. Uma das características do ciúme normal, é que ele é provocado por uma situação específica, sendo baseado em fatos reais. O que está em jogo nesse tipo de ciúme é o desejo de preservar o relacionamento e não sentimento de traição ou posse sobre o outro.

Por outro lado, o ciúme patológico começa a se configurar quando pensamentos provocam preocupações infundadas ou fantasiosas, com a interpretação de que o relacionamento está sendo ameaçado. Este tipo de ciúme pode se provocado pelas mais variadas situações, sendo sua origem baseada num sentimento de inferioridade e insegurança, onde indivíduo, sem estar baseado em fatos concretos, sente-se desprezado, alienado e descartado pelo outro.

O ciúme patológico pode estar relacionado ao desenvolvimento de um distúrbio de personalidade denominado “Transtorno de Personalidade Paranóide”, onde a pessoa apresenta desordem de pensamentos, acompanhado de sentimentos e comportamentos que prejudicam seu cotidiano, sua vida de um modo geral e principalmente sua vida conjugal.

É comum nas pessoas com ciúme patológico a compulsão por verificar constantemente as suas dúvidas, com relação ao outro, provocadas por seus pensamentos disfuncionais, chegando ao ponto de se dedicar exaustivamente a invadir a privacidade e atrapalhar a liberdade do parceiro. Na expectativa de constatar suas suposições fantasiosas em relação ao outro, a pessoa assim, monitora seu parceiro nas redes sociais, examina ligações do celular, examina bolsos, pertences e muito mais. Tudo isso, na tentativa de aliviar seus sentimentos de dúvida e insegurança, provocados involuntariamente pelos pensamentos disfuncionais.

A boa notícia é que esse comportamento negativo tem solução. Mas para isso, a pessoa com ciúme patológico deve reconhecer que seu sofrimento é resultante de um distúrbio mental, necessitando de tratamento psicológico e em alguns casos, tratamento psiquiátrico. Para isso, é importante que o(a) parceiro(a) entenda o funcionamento dessa psicopatologia e atue ajudando seu par no enfrentamento e nas recaídas por eventuais crises de ciúmes.

O tratamento psicológico deve envolver o cliente num ambiente de aceitação, acolhimento e reconhecimento das suas dificuldades, de forma que assim se estabeleça uma relação terapêutica que permita a expressão dos pensamentos disfuncionais e ideias paranóides. Assim, em psicoterepia, o cliente sentirá mais liberdade e segurança para relatar suas “fraquezas”, “paranóias” e “bizarrices”, provocadas por esse distúrbio mental.

A partir dessa relação de confiança com o Psicólogo, se estabelecerão estratégias, baseadas nos conteúdos trazidos em psicoterapia, onde o cliente elaborará um contato mais pleno consigo, fará uma revisão das situações que provocam ciúmes e de seus comportamentos, aprenderá a identificar e lidar com seus pensamentos disfuncionais, a fim de desestimulá-los. Assim, com a ajuda profissional e familiar, a pessoa pode adotar novas atitudes na sua relação com as pessoas, sinalizando que um novo e saudável caminho começou a ser trilhado.

Pedro Leite

* Graduado em Psicologia pela FAESA-ES; * Pós-Graduado em Gestalt-terapia Clínica PELA MULTIVIX-ES; * Pós-Graduado em Terapia Cognitivo Comportamental pela UNIARA-SP.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

18 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

19 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago