Por Jerome Bruner no livro “Introdução e Importância da Estrutura”
“Se se quiser que a criança capte as ideias básicas e fundamentais de um determinado assunto, devemos traduzi-las para a linguagem de suas estruturas interiores (levando em conta seu estágio de desenvolvimento atual). É ocioso tentar fazer a apresentação de explicações formais baseadas numa lógica muito distante da maneira de pensar da criança e vale lembrar que seu desenvolvimento intelectual não é uma sequência cronométrica de acontecimentos, o afetam também influências do ambiente.
É pois possível traçar métodos para o ensino das ideias básicas, em ciência e matemática, a crianças em muito menor idade do que a tradicionalmente aceita. Na idade precoce a instrução sistemática poderá preparar o alicerce das coisas fundamentais, que poderão ser usadas mais tarde, e com grande proveito.
Um professor hábil pode experimentar, tentando ensinar o que, intuitivamente, lhe parece correto para crianças de diferentes idades, corrigindo-se no correr do tempo. O perigo de tal treinamento precoce poderá ser o de que resulte em treinar ideias originais mas distorcidas ou errôneas;”
Imagem de capa: Shutterstock/jakkaje808
Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…
Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…
A avó materna de Anaflávia Gonçalves, responsável pela morte de seus próprios pais e irmão…
Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…
A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…
Joey Swoll se diz desgastado física e psicologicamente após a experiência. "Ainda sinto como se…