Categories: Thaís Batista

Como não ser binário

Em sistemas eletrônicos, chamamos de binário um conjunto de códigos capazes de gerar operações matemáticas complexas por meio de dois dígitos simples: o 0 e o 1. Usando uma lógica chamada Booleana, seu computador, neste exato momento, está usando esse sistema binário para processar este texto e as outras abas abertas do seu navegador. Só que a velocidade desse processo é tamanha que você não consegue ver. Mas, está acontecendo.

Provavelmente quando você era pequeno, também torceu para que a Cinderela triunfasse sobre a Madrasta Má. Vibrou intensamente com a astúcia de Dorothy ao fazer desaparecer a Bruxa Má do Leste, em Mágico de Oz. Provavelmente agora adulto, você resplandece com a vitória do seu time em um clássico, mas pode ficar bem contrariado quando algo sai fora de seu controle, por exemplo, pedir algo doce e sua língua provar que é salgado.

No sistema binário, basicamente, o 0 é não e o 1 é sim. No sistema humano, temos bom e mau, quente e frio, esquerda e direita, gay e heterossexual, entre outros tantos. Quando entramos na faculdade, dizem que se você gosta de números e equações, você não é bom com interpretação de textos. Em questões políticas, se se defende as minorias, não se pode ter o direito de ter um carro de luxo. Porque, automaticamente, uma coisa anula a outra.

E os exemplos são tão inúmeros quanto as operações com números binários possíveis: se se gosta de usar camisetas de cor preta, provavelmente nos deparamos com uma pessoa antissocial. Se gosta de determinado tipo de música, em hipótese alguma pode ir a shows de outro estilo. E assim por diante.

Carl Jung sugere em sua clássica obra O Homem e Seus Símbolos que “Não importa até onde o homem estenda os seus sentidos, sempre haverá um limite à sua percepção consciente. (…) posição evidentemente tão falsa quanto a pretensão de que sabemos tudo a respeito do universo físico. Nossa psique faz parte da natureza e o seu enigma é, igualmente, sem limites.”

Você está lendo este texto em um aparelho eletrônico. Isso foi resultado do esforço de diversas áreas, mas podemos destacar a tecnologia da informação, a engenharia de produto e a comunicação, ou, em um sistema binário mais simples: exatas e humanas. DJs reúnem dois ou mais tipos de sons completamente diferentes para formar um novo. O amarelo e o azul são cores opostas no ciclo de cores, mas, juntas, formam o verde. Os sinestésicos são capazes de sentir um aroma e provar um cheiro.

Dizia uma sorte do dia de uma antiga rede social que quem se define se limita. Você está preparado para ir além do certo e errado?

Thaís Batista

Thaís Batista é publicitária por formação e está se especializando em semiótica psicanalítica pela Cogeae PUC-SP. Trabalha com Marketing Digital, lida com números, gráficos e planilhas o dia todo, mas é fascinada mesmo pelo comportamento humano e pela complexidade de uma vida simples.

Share
Published by
Thaís Batista
Tags: binário

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

23 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

23 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago