DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Criança é curada do câncer graças a tratamento com células-tronco usando cordão umbilical doado

Jenson Wright, 9, foi diagnosticado com linfoma pela primeira vez em novembro de 2013, quando tinha apenas 4 anos de idade.

Com a força de um guerreiro, ele superou a doença após vários ciclos de quimioterapia, mas o câncer voltou pela segunda vez e os médicos descobriram que era leucemia mielóide aguda, um câncer muito agressivo que se espalhou para 70% do corpo do paciente.

O menino vive com sua família em Penketh, Inglaterra. Lá, ele passou por duas outras sessões de quimioterapia, mas infelizmente a equipe médica disse que o procedimento não funcionou conforme o esperado.

A única opção que restava para o jovem era um transplante de células-tronco que, em um caso semelhante, salvou a vida de um paciente no Texas, Estados Unidos. As células-tronco foram removidas de um cordão umbilical previamente doado.

Jenson foi submetido à operação em dezembro de 2016. Os médicos ficaram surpresos ao descobrir com que rapidez o corpo do garoto reagiu ao tratamento apenas cinco dias após a cirurgia.

Mais de dois anos após o transplante, ele foi informado de que estava completamente curado de câncer.

Sua mãe Carolyn, 46, disse: “A cura veio completamente do nada. Foi muito emocionante quando eles disseram [que o filho foi curado] porque você nunca espera ouvir essas palavras quando está passando por tantas coisas difíceis.”

A batalha de Jenson contra o câncer começou quando sua mãe notou um inchaço na lateral do rosto do garoto enquanto dirigia.

Em uma análise mais aprofundada, ela percebeu que o inchaço era realmente um núcleo duro; imediatamente o levou para o hospital. Após vários testes e raios-X, a família foi instruída a trazer Jenson de volta dias depois para uma biópsia urgente.

Quando os resultados chegaram, ele foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda, a forma mais comum de câncer infantil.

Jenson iniciou o tratamento imediatamente e passou nove meses em quimioterapia intensiva. Ele perdeu os cabelos, e o seu rosto e o seu corpo ficaram bastante inchados. Além disso, seu apetite aumentou e ele passou a registrar mudanças bruscas de humor.

Depois que o tratamento com células-tronco curou seu câncer, o garoto disse que vive a vida “passo a passo”.

“Os estágios iniciais do tratamento foram muito difíceis de entender e bastante complicados para nós emocionalmente”, disse Carolyn. “Sem o transplante que o salvou, estaríamos em uma situação completamente diferente”.

Um estudo de 2013 publicado na revista científica Blood diz: “O sangue do cordão umbilical é uma alternativa robusta, uma fonte segura de células-tronco para pacientes com doenças hematológicas que podem ser curadas por transplantes de células hematopoiéticas alogênicas.

“Inicialmente, o transplante de sangue do cordão umbilical era limitado a crianças, dada a baixa dose de células infundidas. Os transplantes de sangue de cordão umbilical relacionados e não relacionados foram realizados com altas taxas de sucesso para uma variedade de distúrbios hematológicos e doenças no ambiente pediátrico.

Um artigo da Universidade de Lancaster recomenda que as mulheres grávidas discutam a doação de seus cordões umbilicais com um médico, para que o procedimento possa salvar outras crianças como Jenson.

“Nunca descobriremos quem era o doador, mas, ao fazê-lo, deram vida a outra pessoa”, disse Carolyn. “Nos últimos dois anos, conseguimos recuperar nossas vidas”.

Jenson, seu pai, sua mãe e seu irmão mais velho, de 18 anos, realizaram uma comemoração em família para comemorar a notícia de que o jovem está livre de câncer.

“Meu filho realmente tem DNA diferente agora por causa do transplante de células-tronco – ele basicamente renasceu”, ponderou ela. “Agora precisamos entender o fato de que essa parte de nossas vidas acabou e esperamos não ter que revisitá-la novamente. Nós apenas temos que aproveitar o nosso futuro “.

***
Destaque Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

1 hora ago

Polícia Civil investiga incêndio que causou morte de psicóloga em MG

A psicóloga Rita de Cássia Almeida, de 53 anos, foi encontrada pela equipe de bombeiros…

1 dia ago

Maíra Cardi se defende de críticas por permitir que a filha chame o padrasto de pai

"É natural que ela tenha uma outra referência masculina", afirmou a influenciadora.

1 dia ago

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

3 dias ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

3 dias ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

4 dias ago