COMPORTAMENTO

Crianças com necessidades especiais não precisam da sua pena, mas sim do seu amor!

Não, caro leitor, crianças com necessidades especiais não precisam da sua pena. Tudo o que elas precisam é do seu respeito, da sua compreensão, do seu carinho e do seu amor. Um olhar de pena só os faz sentir diminuído.

Mesmo que tenha as melhores intenções, um olhar compassivo pode estigmatizar e desvalorizar a pessoa a quem você está olhando. Veja o outro como a potência que ela é! Uma pessoa com necessidades especias pode ser feliz e ter uma existência plena tanto quanto você, ainda que seja de outras formas. Nenhum ser-humano, afinal, é igual ao outro.

Quando alguém olha para você com compaixão devido a uma característica física sua que foge dos padrões, ou devido à sua situação econômica difícil ou ainda a um erro que você cometeu, isso faz você se sentir ainda pior. Isso faz você pensar em todas as coisas que você fez de errado para ser merecedor de pena.

A criança especial e sua família passam por inúmeras situações estressantes que podem ser melhoradas se sentirem um bom apoio social ao seu redor . Vamos descrever algumas das situações pelas quais essas famílias e crianças passam para ajudá-lo a desenvolver uma atitude empática e adequada em relação a elas.

“Uma deficiência não define você. O que define você é como você enfrenta os desafios que essa deficiência representa.” -Jim Abbott-

Crianças com necessidades especiais têm muito a nos ensinar. Eles são campeões que lutam para superar todas as dificuldades, e o fazem com quase nenhuma queixa, com um sorriso.

“Parte do problema com a palavra “deficiência” é que ela sugere uma incapacidade de ver, ouvir, andar e fazer coisas que muitos de nós consideram garantidas. Mas, e as pessoas que não conseguem sentir, falam sobre seus sentimentos , controlam seus sentimentos, estabelecem relacionamentos íntimos. Pessoas que perderam a esperança, que vivem na miséria e na amargura? Para mim, essas são as reais deficiências.”

-Fred Rogers-

Pessoas com necessidades especiais abrem seu coração e não guardam nada para si. Eles são pura emoção em um corpo que talvez não responda a eles. Eles são gratos, extremamente amorosos, julgam com olhos cheios de amor e seu silêncio nunca é constrangedor. É o silêncio de tranquilidade e reflexão, que também é nosso.

Muitas vezes, eles visitam mais hospitais e centros de reabilitação em alguns meses do que a maioria de nós visitará em nossas vidas inteiras. Eles não merecem um olhar cheio de piedade, porque não há nada pelo que sentir pena deles. Eles constantemente nos dão lições sobre lutas e vida. Pura, bonita e imensuravelmente curadora.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Resiliência MAG.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Ana Maria Braga fala sobre sua única ida ao psiquiatra: ‘Não paguei a consulta’

"Não paguei a consulta, fui embora e nunca mais voltei em psiquiatra nenhum. Que falta…

39 minutos ago

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

2 horas ago

Homem diz que se recusa a levar babá do filho na primeira classe para férias em família

Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…

2 dias ago

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…

2 dias ago

‘Uma pedra de gelo tem mais sentimento’, diz avó sobre neta envolvida na morte dos pais e do irmão

A avó materna de Anaflávia Gonçalves, responsável pela morte de seus próprios pais e irmão…

3 dias ago

Caso Tio Paulo: Justiça concede liberdade a mulher que foi presa após levar idoso morto ao banco

Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…

3 dias ago