INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Dê responsabilidades a seus filhos para que eles mereçam os privilégios

Nunca é cedo para ensinar às crianças que privilégios são conquistados por mérito, que são conseqüências positivas de cumprir as responsabilidades que cada um tem dentro do contexto familiar.

Responsabilidades e privilégios são dois aspectos que devem andar de mãos dadas o tempo todo em nossas vidas. Por esse motivo, é necessário que as crianças aprendam a cumprir seus deveres para obter conquistas importantes.

Dicas para que a responsabilidade seja igual a privilégios

Comece desde tenra idade

Você não pode esperar que um adolescente assuma uma grande responsabilidade se não o ensinou a assumir deveres apropriados à idade desde cedo. Responsabilidade é um valor que pode começar a ser ensinado quando as crianças estão apenas começando a andar.

Deixe-os ajudá-lo a ganhar privilégios

Muitos pais não permitem que seus filhos intervenham nas atividades que realizam, mas se você deseja ter um filho responsável, uma boa prática é permitir que eles participem de atividades diárias, como limpeza e até coisas do trabalho, quando possível. Dê a eles pequenas tarefas fáceis e agradáveis.

Mostre a eles como ser responsável

Dê a eles os meios para que eles possam realizar suas tarefas confortavelmente. Se você quiser que eles peguem suas roupas, coloque uma cesta para eles. Faça um acompanhamento paciente e contínuo a cada uma das tarefas que você conceder a seus filhos e eles farão isso por si mesmos.

Seja um bom modelo para eles

Seu comportamento é o melhor exemplo para eles executarem as ações que você deseja que eles realizem. Faça com que ele entenda que, em família, eles são uma equipe e que cada membro da equipe tem funções importantes a desempenhar. Isso é para que tudo aconteça da maneira mais conveniente para o benefício comum. Privilégios podem ser o maior bem.

Tenha uma atitude positiva

Especialmente quando são pequenas, as crianças sempre querem ajudá-lo, por isso é ideal que você use essa atitude positiva para que elas se envolvam em outros tipos de atividades. Sempre dê incentivo verbal a eles quando eles fizerem o que você pede, pois isso fortalece a comunicação e torna essa ação positiva um hábito para a vida.

Controle suas expectativas

Cada tarefa deve ser pensada sobre a idade e as possibilidades da criança. É um processo que ocorre pouco a pouco e você não verá os resultados da noite para o dia. Assim, o melhor é reconhecer o progresso de seus filhos e aumentar gradualmente o grau de comprometimento em cada atividade.

Gerenciar adequadamente as recompensas materiais

Pelo menos no início do processo, não é recomendável que você dê prêmios por todas as boas ações. As recompensas podem levar seus filhos a agir apenas esperando um prêmio, e essa não é a ideia. Incentive-os emocionalmente e, quando houver uma rotina de prestação de contas, você poderá ocasionalmente dar uma recompensa tangível.

Tenha rotinas bem estabelecidas

A ordem nas rotinas é uma das chaves para que possamos treinar crianças responsáveis. Se todos souberem o que fazer em uma determinada hora do dia, os resultados serão melhores e mais óbvios.

Ensine-os que toda ação tem uma consequência

Uma ação ou consequência pode ser positiva ou negativa, dependendo do que é feito. Se uma das suas responsabilidades atribuídas for violada, retire (pelo menos temporariamente) alguns dos privilégios que você concedeu. Pouco a pouco, você aprenderá que boas ações trazem privilégios e que ações inadequadas geram consequências que não são muito agradáveis.

Estimula a independência

A única maneira de aprimorar uma habilidade é através da prática. Se você deixar que ele faça as tarefas que se adequam às suas condições, ele aprenderá gradualmente a confiar em suas habilidades e a levar um estilo de vida mais independente.

Deixe-o tomar decisões

Quando você deixa seus filhos escolherem e decidirem sobre aspectos relevantes para eles, ensina-os a analisar as conseqüências das situações e a rever o que é mais conveniente para eles. Para crianças mais novas, dê a elas opções apropriadas e permita que elas escolham entre as possibilidades que você apresenta a elas.

O valor da responsabilidade é um dos mais importantes que devem ser fortalecidos desde cedo. Lembre-se de que, desde tenra idade, eles devem se envolver em atividades familiares, para que aprendam a fazer parte de uma comunidade na qual os direitos e deveres de todos são igualmente importantes e necessários para uma convivência saudável.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mama.
Fotos: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

5 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

5 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

5 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

2 semanas ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago