Nunca é cedo para ensinar às crianças que privilégios são conquistados por mérito, que são conseqüências positivas de cumprir as responsabilidades que cada um tem dentro do contexto familiar.

Responsabilidades e privilégios são dois aspectos que devem andar de mãos dadas o tempo todo em nossas vidas. Por esse motivo, é necessário que as crianças aprendam a cumprir seus deveres para obter conquistas importantes.

Dicas para que a responsabilidade seja igual a privilégios

Comece desde tenra idade

Você não pode esperar que um adolescente assuma uma grande responsabilidade se não o ensinou a assumir deveres apropriados à idade desde cedo. Responsabilidade é um valor que pode começar a ser ensinado quando as crianças estão apenas começando a andar.

Deixe-os ajudá-lo a ganhar privilégios

Muitos pais não permitem que seus filhos intervenham nas atividades que realizam, mas se você deseja ter um filho responsável, uma boa prática é permitir que eles participem de atividades diárias, como limpeza e até coisas do trabalho, quando possível. Dê a eles pequenas tarefas fáceis e agradáveis.

Mostre a eles como ser responsável

Dê a eles os meios para que eles possam realizar suas tarefas confortavelmente. Se você quiser que eles peguem suas roupas, coloque uma cesta para eles. Faça um acompanhamento paciente e contínuo a cada uma das tarefas que você conceder a seus filhos e eles farão isso por si mesmos.

Seja um bom modelo para eles

Seu comportamento é o melhor exemplo para eles executarem as ações que você deseja que eles realizem. Faça com que ele entenda que, em família, eles são uma equipe e que cada membro da equipe tem funções importantes a desempenhar. Isso é para que tudo aconteça da maneira mais conveniente para o benefício comum. Privilégios podem ser o maior bem.

Tenha uma atitude positiva

Especialmente quando são pequenas, as crianças sempre querem ajudá-lo, por isso é ideal que você use essa atitude positiva para que elas se envolvam em outros tipos de atividades. Sempre dê incentivo verbal a eles quando eles fizerem o que você pede, pois isso fortalece a comunicação e torna essa ação positiva um hábito para a vida.

Controle suas expectativas

Cada tarefa deve ser pensada sobre a idade e as possibilidades da criança. É um processo que ocorre pouco a pouco e você não verá os resultados da noite para o dia. Assim, o melhor é reconhecer o progresso de seus filhos e aumentar gradualmente o grau de comprometimento em cada atividade.

Gerenciar adequadamente as recompensas materiais

Pelo menos no início do processo, não é recomendável que você dê prêmios por todas as boas ações. As recompensas podem levar seus filhos a agir apenas esperando um prêmio, e essa não é a ideia. Incentive-os emocionalmente e, quando houver uma rotina de prestação de contas, você poderá ocasionalmente dar uma recompensa tangível.

Tenha rotinas bem estabelecidas

A ordem nas rotinas é uma das chaves para que possamos treinar crianças responsáveis. Se todos souberem o que fazer em uma determinada hora do dia, os resultados serão melhores e mais óbvios.

Ensine-os que toda ação tem uma consequência

Uma ação ou consequência pode ser positiva ou negativa, dependendo do que é feito. Se uma das suas responsabilidades atribuídas for violada, retire (pelo menos temporariamente) alguns dos privilégios que você concedeu. Pouco a pouco, você aprenderá que boas ações trazem privilégios e que ações inadequadas geram consequências que não são muito agradáveis.

Estimula a independência

A única maneira de aprimorar uma habilidade é através da prática. Se você deixar que ele faça as tarefas que se adequam às suas condições, ele aprenderá gradualmente a confiar em suas habilidades e a levar um estilo de vida mais independente.

Deixe-o tomar decisões

Quando você deixa seus filhos escolherem e decidirem sobre aspectos relevantes para eles, ensina-os a analisar as conseqüências das situações e a rever o que é mais conveniente para eles. Para crianças mais novas, dê a elas opções apropriadas e permita que elas escolham entre as possibilidades que você apresenta a elas.

O valor da responsabilidade é um dos mais importantes que devem ser fortalecidos desde cedo. Lembre-se de que, desde tenra idade, eles devem se envolver em atividades familiares, para que aprendam a fazer parte de uma comunidade na qual os direitos e deveres de todos são igualmente importantes e necessários para uma convivência saudável.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mama.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.