SOCIEDADE

Ela já foi recusada por preconceito em vaga de emprego em banco e hoje é juíza

Há cerca de 40 anos, jovem Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros, na época com 17 anos, decidiu concorrer a uma vaga de emprego em um banco privado recém-chegado à cidade de Serra Azul de Minas, a cerca de 300 km da capital Belo Horizonte. Mesmo tendo certeza de que foi bem na prova de admissão, não ficou com a vaga, e o motivo foi preconceito.

“Foi traumático, nem em último lugar fiquei. Muito tempo depois, soube que a prova sequer foi corrigida. Eu não pertencia àquele mundo privilegiado nem da aparência e nem da nascença”, disse ela ao Uol.

Apesar do trauma, Antônia persistiu e resolveu ir para a capital em busca de um bom trabalho.

“De onde eu venho, levo uma lição de disciplina, coragem, determinação, de não desistir. É ilusão achar que todos estão no mesmo patamar de concorrência aos postos de poder. Meritocracia é uma ilusão em diferentes níveis do discurso.”

Após ter vários pedidos de abrigo negados na capital, Antônia foi acolhida por parentes e conseguiu um trabalho como empregada doméstica, mas o salário não dava para se manter.

“Num determinado dia, ao terminar meu serviço de faxina, fui convidada a me retirar da casa onde estava. Fiquei sem ter onde dormir e fui para um ponto de ônibus aguardar o horário de voltar para o trabalho e assim fui ficando.”

Ao longo desses cinco anos em que trabalhou como empregada doméstica, Antônia sofreu com patroas racistas e machistas, que não queriam estar perto dela e não se importavam com o fato de ela não ter onde dormir.

Foi então que Antônia viveu um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela passou cerca de seis ou sete meses vivendo nas rua até que uma desconhecida a recebeu em sua casa.

Aos 22 anos, sua sorte começou a mudar. Ela decidiu participar de um concurso público para ser oficial de justiça, pois só exigiam o Ensino Médio e passou com honras. Foi aí que sua jornada na vida jurídica começou. Só que, claro, nem por isso as coisas ficaram fáceis.

“Fui até um cursinho e lá descobri que custava muito além do que eu poderia pagar com meu salário de doméstica. Então, passei a recolher as cópias manchadas ou inutilizadas que outros alunos jogavam no lixo.”

Mesmo tendo que estudar com as apostilas do lixo, Antônia agora tinha um emprego que lhe pagava o bastante para morar em uma pensão e, mais tarde, cursar a faculdade de Direito.

Após muitos anos de estudo e muitos concursos públicos, ela conseguiu se tornar juíza criminal, cargo que ocupa há 18 anos, com muito orgulho. Ela nunca esqueceu das suas raízes e sempre procura exercer o seu trabalho olhando o ser humano além do delito.

Para as pessoas que vivem dificuldades e preconceito na vida, essa mulher perseverante e vencedora deixa uma importante mensagem:

“Com as ferramentas que tiver em mãos, você conseguirá fazer a sua mudança. Não se compare com outros, comparação só existe quando duas pessoas saem do mesmo ponto de partida. Como isso não acontece, dentro das suas possibilidades, seja você a senhora do seu destino.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Dicas Online.
Fotos: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

8 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

9 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

24 horas ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago