Mesmo que estejamos avançando bastante na quebra de antigos e infundados estereótipos de gênero, alguns deles ainda estão enraizados em nossa cultura, como o que “diz” que meninas não são boas em matemática e meninos não são bons na leitura. Esses estereótipos negativos não são apenas reforçados por professores e pais, mas também pelos colegas na sala de aula, de acordo com um novo estudo.
Ao longo do estudo, foi necessário acompanhar mais de 1500 alunos (49% garotas) de 60 salas de aula na Alemanha, do 5º ao 6º ano. Em uma primeira etapa, os investigadores perguntaram aos alunos sobre a sua motivação e confiança na habilidades de leitura e fizeram com que estes preenchessem um questionário sobre estereótipos de gênero. Em seguida, o seu nível foi testado.
Um ano e meio depois, os níveis de habilidade e motivação para a leitura foram novamente testados nos mesmos alunos. Os rapazes que acreditavam no estereótipo de leitura tinham muito menos probabilidade de se sentirem bem com as suas habilidades e tinham muito menos motivação para ler.
Em uma conclusão clara, os pesquisadores apontaram que é um erro adultos classificarem crianças e jovens por questões ligadas aos gêneros, uma vez que fará estes rapazes e garotas a se limitarem aos seus conhecimentos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Lifestyle.
Foto: @DR.
A Copa Sul-Americana foi criada em 2002, passando por muitos formatos até chegar ao atual.…
Com bilhões de buscas por dia, o Google revela o que realmente tira o sono…
"Coçar os olhos pode causar danos permanentes, alertam especialistas"
Imagem de daha3131053 por pixabay.com Quem trabalha por conta própria, gerencia um pequeno negócio ou…
Um estudo publicado na revista científica Clinical Psychological Science revela que pode haver uma maneira…
Descubra por que o mercado brasileiro de jogos virtuais é tão popular, como ele está…