Mesmo que estejamos avançando bastante na quebra de antigos e infundados estereótipos de gênero, alguns deles ainda estão enraizados em nossa cultura, como o que “diz” que meninas não são boas em matemática e meninos não são bons na leitura. Esses estereótipos negativos não são apenas reforçados por professores e pais, mas também pelos colegas na sala de aula, de acordo com um novo estudo.
Ao longo do estudo, foi necessário acompanhar mais de 1500 alunos (49% garotas) de 60 salas de aula na Alemanha, do 5º ao 6º ano. Em uma primeira etapa, os investigadores perguntaram aos alunos sobre a sua motivação e confiança na habilidades de leitura e fizeram com que estes preenchessem um questionário sobre estereótipos de gênero. Em seguida, o seu nível foi testado.
Um ano e meio depois, os níveis de habilidade e motivação para a leitura foram novamente testados nos mesmos alunos. Os rapazes que acreditavam no estereótipo de leitura tinham muito menos probabilidade de se sentirem bem com as suas habilidades e tinham muito menos motivação para ler.
Em uma conclusão clara, os pesquisadores apontaram que é um erro adultos classificarem crianças e jovens por questões ligadas aos gêneros, uma vez que fará estes rapazes e garotas a se limitarem aos seus conhecimentos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Lifestyle.
Foto: @DR.
Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…
Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…
Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…
Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento
Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…
Estudos mostram que o custo de não tratar transtornos mentais é até 10x maior que…