Exames de imagem de cérebros apoiam Teoria Freudiana: A culpa é a chave da depressão.

Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram que as imagens do cérebro de pessoas com um histórico de depressão diferiram nas regiões associadas com a culpa e do conhecimento do comportamento socialmente aceitável de pessoas que não são depressivas.
O estudo – publicado na revista Archives of General Psychiatry – fornece a primeira evidência de mecanismos cerebrais para explicar observação clássica de Freud de que a culpa e auto-culpa são a chave para a compreensão da depressão.
O pesquisador chefe, Roland Zahn, da Faculdade de Ciências Psicológicas da Universidade, disse: “Nossa pesquisa fornece a primeira observação do mecanismo do cérebro que poderia explicar a observação clássica de Freud de que a depressão se distingue de tristeza normal pela propensão a sentimentos exagerados de culpa ou auto-culpa .
“Pela primeira vez, vamos mapear as regiões do cérebro que interagem para conectar o conhecimento detalhado sobre o comportamento socialmente adequado – o lobo temporal anterior – com sentimentos de culpa – a região subgenual do cérebro – em pessoas que são propensas a depressão. ”
O estudo utilizou a ressonância magnética funcional (fMRI) para mapear o cérebro de um grupo de pessoas após a remissão de depressão grave por mais de um ano, e um grupo de controle que nunca tiveram depressão. Ambos os grupos foram convidados a imaginar agindo mal, por exemplo, ser “mesquinho” ou “mandona” para com os seus melhores amigos. Eles, então, informaram os seus sentimentos para a equipe de pesquisa.
“Os exames revelaram que as pessoas com um histórico de depressão não possuem as regiões do cérebro associadas com a culpa e do conhecimento do comportamento apropriado em conjunto tão forte como o grupo de controle, disse o Dr. Zahn, um MRC Clínico colega cientista.
“Curiosamente, esta”dissociação” só ocorre quando as pessoas propensas a depressão se sentem culpadas ou culpam a si mesmos, mas não quando se sentem raiva ou culpam os outros. Isso pode refletir uma falta de acesso a detalhes sobre o que exatamente era inadequado sobre o seu comportamento quando se sentiram culpadas , alargando assim a culpa a fatos que eles não são responsáveis mas se sentindo culpado por tudo. ”
A pesquisa, é importante porque revela os mecanismos cerebrais subjacentes dos sintomas específicos de depressão que podem explicar por que algumas pessoas reagem ao estresse com depressão e não agressão.
A equipe agora está investigando se os resultados do estudo podem ser usados ​​para prever o risco de depressão após a remissão de um episódio anterior. Se for bem sucedido, tal poderá ser o primeiro marcador de fMRI de risco de depressão futuro.

COMENTÁRIO  de Henrique Trejgier 

Pela Psicanálise, a culpa é uma consequência direta do ódio. No caso, a Psicanálise fala do ódio reprimido. Digamos que um bebê fica com fome e sua mãe demora para trazer o leite. Este bebê vai sentir ódio da mãe. Mas, a mãe chega 20 minutos depois com o leite. O bebê sente amor então. E o ódio sentido é reprimido no inconsciente, porque ele não pode odiar a mãe que ama. Apesar disso, a repressão não é eficaz. Se fosse, ninguém teria neuroses. Ódio reprimido gera culpa inconsciente. Mas, deixa sua marca no cérebro, conforme demonstram os exames.  É esta culpa de que a Psicanálise fala, e não uma simples consciência pesada. É a culpa que o sujeito sente, sem saber por que. Este é o escopo do tratamento psicanalítico. Tratar a culpa que sentimos sobre aquilo que não sabemos que fizemos.

A Psicanálise reverte isso, através da conscientização e ressignificação deste ódio.

TEXTO ORIGINAL DE CDPSI

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

38 minutos ago

Polícia Civil investiga incêndio que causou morte de psicóloga em MG

A psicóloga Rita de Cássia Almeida, de 53 anos, foi encontrada pela equipe de bombeiros…

1 dia ago

Maíra Cardi se defende de críticas por permitir que a filha chame o padrasto de pai

"É natural que ela tenha uma outra referência masculina", afirmou a influenciadora.

1 dia ago

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

3 dias ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

3 dias ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

4 dias ago