COMPORTAMENTO

Gallegos: A mulher que está revolucionando a prevenção do câncer de útero.

Um grupo de pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional do México conseguiu eliminar 100% do papilomavírus humano (HPV) em 29 mulheres na Cidade do México, informou a instituição em um comunicado. Através de uma terapia fotodinâmica, os pesquisadores conseguiram erradicar o HPV, que é o “patógeno que é a principal causa de câncer do colo do útero” em 29 mulheres que portavam o vírus ou tinham lesões pré-malignas no colo do útero ou tinham ambas as doenças, diz a declaração.

O papilomavírus humano é um grupo de 150 vírus relacionados que podem ser transmitidos através de qualquer forma de contato sexual, seja beijando ou relações sexuais. Na maioria dos casos, o corpo humano se livra disso naturalmente, mas certos tipos de alto risco podem se transformar em verrugas genitais e câncer.

Tratamento

Tratamento de fotodinâmica foi aplicada a dois grupos de mulheres, de acordo com o IPN: 420 mulheres em Oaxaca e Vera, onde “os resultados foram encorajadores,” e 29 na Cidade do México, onde foi observada 100% de libertação viral.

“Por 20 anos, temos trabalhado para encontrar novas terapias que podem lhe dar uma chance para as pessoas que têm lesões pré-malignas cervicouternino carcinoma,” Dr. Eva Ramon Gallegos, um cientista na Escola Nacional de Ciências Biológicas, que disse em um comunicado 20 Anos estudaram o efeito da terapia fotodinâmica em diferentes tipos de câncer.

Conseguimos com a terapia fotodinâmica erradicar o vírus do papiloma em 100% em lesões pré-malignas”, acrescentou o especialista. O tratamento envolve a aplicação ao colo do útero de uma droga chamada “ácido aminolevulínico delta” que, após um processo químico, torna-se fluorescente e se acumula nas células danificadas. Ao identificar essas células afetadas, estruturas impregnadas com a substância são removidas com um feixe de laser, disse o comunicado.

O tratamento foi dividido em duas partes. O primeiro foi com as mulheres de Oaxaca e Veracruz. O tratamento foi aplicado a elas três vezes, com um intervalo de 48 horas cada, e a radiação foi aplicada a cada paciente de acordo com o caso, disse o comunicado.

Quem está exposto ao HPV?

A maioria das pessoas que têm contato sexual é exposta ao HPV em algum momento. Mesmo que seja exposto, a maioria das mulheres eliminará a infecção viral naturalmente. No entanto, uma infecção persistente pode levar a células anormais do colo do útero, chamadas de “pré-câncer” cervical, porque essas células podem progredir lentamente para o câncer se não forem tratadas.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a vacina para HPV para meninas e meninos entre 9 e 14 anos de idade. Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Austrália, e alguns países da União Européia têm diretrizes semelhantes, com pequenas diferenças, embora apenas alguns países incluam crianças.

A vacina deve ser administrada antes que uma pessoa seja exposta ao vírus. Sua eficácia em termos de prevenção de infecção é bem conhecida: 100% em alguns estudos.

Texto traduzido e adaptado de CNN

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

16 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

17 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago