COMPORTAMENTO

Mães e pais não precisam dar conta de tudo durante a pandemia!

Desde que a pandemia de coronavírus obrigou a maior parte das pessoas a permanecerem confinadas em casa, pais e mães têm “se virado nos 30” para dar conta dos cuidados com os filhos e com a casa, além do home-office. E, naturalmente, nem sempre é possível fazer tudo da maneira que gostaríamos de fazer. Com isso vem novamente a velha conhecida culpa materna e paterna por achar que poderia estar fazendo mais.

Mas acredite, mesmo que você faça tudo o que está nos seus planos, ainda assim você se sentirá culpado, afinal, a culpa é um poço sem fundo. Para ajudar pais e mães a entender e a lidar melhor com esse sentimento, o escritor, youtuber e podcaster Thiago Queiroz escreveu sobre o assunto em sua coluna na Revista Crescer.

“Se começarmos a listar tudo o que precisamos dar conta para lidar com a quarentena dentro de casa, é fácil terminar a lista chorando em posição fetal. E isso, claro, considerando que você pode ficar em casa nesse período.”, escreveu Queiroz.

“Esse texto é para dizer a você o que devemos mesmo nos preocupar em fazer com os nossos filhos, e são três coisas apenas. Se você fizer essas três coisas, então você está fazendo um trabalho incrível enquanto pai e mãe.”.

1. Alimentação: se você se preocupa minimamente em alimentar o seu filho, em dar opções saudáveis para ele se nutrir, já está ótimo. O almoço pode até sair atrasado algumas vezes, como acontece por aqui, mas se você garante a alimentação do seu filho, perfeito.

2. Abrigo: se você consegue oferecer um abrigo para proteger o seu filho, olha que coisa maravilhosa, você já faz algo muito importante. Crianças não precisam de quartos planejados, nem mansões com 3 andares. Apenas um abrigo para se sentirem protegidos e amados.

3. Sentimentos: se você consegue ajudar, na medida do possível, o seu filho com seus sentimentos, então você está indo muito bem (e seu filho também). São momentos incertos, de muito receio e até medo, então se conseguirmos ajudar os nossos filhos a falarem sobre o que estão sentindo e se eles se sentirem acolhidos quando conversam conosco, pronto. Trabalho feito com sucesso.

Se você consegue oferecer alimentação, abrigo e ajuda com sentimentos, você está fazendo um ótimo trabalho.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Crescer.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

3 dias ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

5 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

5 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

6 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

6 dias ago