COMPORTAMENTO

Mamãe cuida da minha infância, ela é a única que eu tenho

Cuide da minha infância com toda a sua força, mamãe, porque eu realmente sou um diamante em bruto. Meu crescimento dependerá do que acontecer nesses primeiros anos – os mais importantes da minha vida . Em outras palavras, essas primeiras experiências e lições definirão minha personalidade.

Como você pode ver, tudo o que diz respeito à minha infância é muito mais complexo do que muitos adultos acreditam. Durante este período bonito, mas difícil, descubro o mundo. Então, quando meu cérebro termina de ser modelado, descubro emoções.

Mas, fundamentalmente, durante minha educação, aprenderei muito sobre o amor. É claro que todo esse desenvolvimento ocorrerá com base no que acontece diante dos meus olhos. O que percebo dos meus modelos, meus maiores exemplos, me marcará  como pessoa.

É que, sem dúvida, como vocês me tratam é vital para mim agora. Então, mamãe e papai, eu insisto mais uma vez. Para quem realmente interessa: cuide da minha infância, sou um diamante bruto, que deve ser polido para que todo o seu brilho e beleza brilhem.

Cuide da minha infância, esse reflexo que você projeta em mim

Mamãe cuide da minha infância, porque mais cedo ou mais tarde, meu temperamento também vai falar muito sobre você. Lidere pelo exemplo, ensine-me com suas ações e palavras. Não tenha medo do erro, vamos conscientizar cada queda enquanto podemos nos levantar.

Lembre-se de que, por trás de toda criança instruída, há pais educados e certamente dedicados. Os mesmos que, ao assumirem sua paternidade, assumiram a si mesmos como figuras e modelos de ensino em si mesmos. Pense duas vezes antes de mentir, repreender, desrespeitar e outras más condutas que você possa absorver conforme apropriado.

Não esqueça que por trás de toda palmada, esconde-se uma infância complicada. Há no agressor uma criança ferida que não faz nada além de confundir medo com respeito.

Nunca me permita confundir amor genuíno entre pais e filhos com abuso. Não quero tolerar gritos e agressões de todos os tipos, mesmo sendo proferidos “para meu próprio bem”. É assim que só se pode internalizar que a violência é o meio legítimo de resolução de conflitos e canalização de sentimentos negativos.

Minha infância é mais que importante. Durante esse estágio, minha personalidade, meu modo de ser e de agir são modelados. Meu caráter é uma esponja até o momento em que uma maneira de pensar é estabelecida, Valores e princípios são instalados, assim como os pequenos defeitos de todo ser humano.

Minha infância, esse belo tesouro compartilhado

Mãe, por favor, cuide da minha infância. Bem, estamos falando de um belo tesouro compartilhado. É esse bem imaterial que lhe dá a possibilidade inestimável de voltar ao passado. Você pode reviver sua infância enquanto cuida da minha, pode revisitar essa visão mais pura e inocente da vida.

Redescubra a simplicidade, o frescor e a sinceridade de cada um. Aprenda a ser feliz com muito pouco e veja cada problema como pequenas insignificâncias que apimentam nossas vidas.

Aproveite as cócegas e as borboletas na barriga. Sinta essa curiosidade e esse imenso desejo de aprender. Segure-se a essa audácia por arrebatar os sonhos mais profundos. Acalme suas inquietações da vida adulta e permita que aquelas risadas francas ganhem vida.

Deixe tudo o que você sente. A inteligência das crianças ou a transparência emocional é o que pode curar as almas adultas feridas. Sinta empatia pelas pessoas ao seu redor. Veja-se igual ao resto dos mortais, sem diferenças ou distinções ridículas transmitidas pelas gerações passadas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mamá.
Imagens: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Polícia Civil investiga incêndio que causou morte de psicóloga em MG

A psicóloga Rita de Cássia Almeida, de 53 anos, foi encontrada pela equipe de bombeiros…

19 horas ago

Maíra Cardi se defende de críticas por permitir que a filha chame o padrasto de pai

"É natural que ela tenha uma outra referência masculina", afirmou a influenciadora.

20 horas ago

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

3 dias ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

3 dias ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

3 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

4 dias ago