INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Método Montessori para incentivar a criatividade das crianças

Por Valéria Amado

Para uma criança, a vida é uma aventura criativa, e muitas vezes elas demonstram isso através de desenhos e rabiscos que os adultos não entendem. O método Montessori sugere que antes de criticar um desenho peculiar, devemos dar o incentivo que a criança precisa para que ela siga o seu caminho com liberdade.

Daniel Goleman, no seu livro “O espírito criativo”, explica o caso de uma criança de um pouco mais de 10 anos, que comentou com a sua mãe que precisava fazer um “curta de terror” para o colégio. A mãe então comprou geleia de cereja bem vermelha e começou a sujar os armários. Em seguida, lhe entregou uma câmera e permitiu que ela usasse a sua sala como um estúdio de filmagem. Essa criança era Steven Spielberg.

É um exemplo simples do poder que os adultos têm se forem capazes de agir como facilitadores e não como “cortadores de asas”, algo que muitas vezes acontece nas escolas tradicionais, onde não se incentiva o prazer de aprender. A pressão e a busca pela perfeição sufocam a alegria, a fantasia…

 

Método Montessori, escolas divertidas que funcionam
Atualmente, perto de Milão, na Itália, existe uma pequena escola chamada “Régio-Emília”, que tem mais de 40 anos e que utiliza o método Montessori de criatividade e a teoria de Piaget sobre as mudanças evolutivas das crianças. Os resultados obtidos são simplesmente maravilhosos.

“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixando-a livre para se desenvolver”.
-Maria Montessori-
Os professores e especialistas em educação valorizam significativamente esse centro educacional que é conhecido como “a escola divertida ou escola de brincadeiras”. Nessa escola participam crianças entre 02 e 06 anos que se beneficiam de muitas atividades. Trabalham ao ar livre com vários materiais: desenham, modelam, resolvem quebra-cabeças, visitam museus e, acima de tudo, satisfazem a curiosidade natural das crianças nesse período tão importante da sua vida.

Um aspecto essencial da escola Régio-Emília é o envolvimento dos pais. Ela foi criada após a Segunda Guerra Mundial, onde antes era um antigo cinema. As famílias sabiam muito bem o que desejavam; queriam dar ao mundo crianças livres capazes de transformar a realidade. A criatividade é, em última análise, o dom de pensar livremente enquanto se diverte, por isso, adotaram o método Montessori.

Como aplicar em casa o método Montessori de criatividade
Certamente você já foi surpreendido com um desenho estranho do seu filho ou de qualquer outra criança, que lhe mostra a sua arte com orgulho. Nosso olhar adulto, limitado e objetivo, raramente será capaz de entender porque uma pessoa tem 10 pernas (a criança dirá que está dançando) ou porque nesse desenho o pai está menor do que a mãe (talvez esteja zangado com o pai).

Devemos incentivar o sentimento de admiração e espontaneidade da criança, dessa forma qualquer coisa pode ser imaginada e realizada.
Não critique os desenhos das crianças, não ironize suas ideias loucas e nem corte as suas asas para amarrá-los ao mastro da lógica e do controle. Incentive e potencialize a sua criatividade; ela será uma arma poderosa no futuro.

Chaves para potencializar a criatividade das crianças
A primeira coisa que precisamos entender é que uma criança não é um adulto em miniatura. No entanto, são profissionais em experimentar e provar coisas diferentes, em errar e aprender com os erros, em ver o mundo através das brincadeiras. Não queremos que elas “cresçam antes do tempo”, permita que brinquem, que riam e que descubram o mundo com alegria.

Entenda que o potencial criativo é muito maior na infância. Os neurologistas dizem que as ondas cerebrais de um pré-adolescente são mais ricas em ondas teta do que um adulto. Estas ondas estão relacionadas com a capacidade de sonhar, de criar, de inovar…
Para estimular a criatividade das crianças, precisamos ser capazes de sugerir coisas sem exercer controle. É melhor incentivar pela criatividade do que pela “força”. Evite as críticas, as comparações, apontar os erros e não as qualidades, e você proporcionará para as crianças liberdade, segurança e prazer.
meninas-com-flores

Um fato curioso que notamos em todas as famílias que foram capazes de incentivar a criatividade em seus filhos desde pequenos é que descobriram, ao longo do tempo, que essas crianças tinham um talento natural para uma determinada atividade.

Tudo o que uma criança precisa é sentir-se segura, ver-se como uma pessoa livre para explorar o mundo, mas muito amada pelos seus familiares. Frases como “você não pode”, “você não sabe”, “você nunca chegará a lugar nenhum”, não são permitidas no método Montessori.

É preciso dar incentivo e energia vital que só o amor sincero e a confiança dos pais podem oferecer aos seus filhos.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Psique em Equilíbrio

Acreditamos que o despertar da consciência é requisito para a saúde emocional. A psicoterapia auxilia a buscar em nós mesmos os potenciais encobertos e a ampliar os recursos que podemos usar para solucionar aquilo que nos incomoda. Neste processo você é o protagonista da sua história e o psicoterapeuta sua testemunha! Entre em contato: www.psiqueemequilibrio.com.br

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

12 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

13 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago