COLABORADORES

Não se cobre tanto!

Você já reparou que de um modo geral, esperam que estejamos sempre bem? Existe uma ideia utópica de que temos que dar conta de toda e qualquer demanda que apareça em nosso dia a dia, seja em casa, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro núcleo social que façamos parte.

Mas a expectativa não corresponde com a realidade, se olharmos ao nosso redor, podemos perceber que nem as máquinas trabalham o tempo todo sem uma pausa para manutenção. Por que você acha que tem a obrigação de estar feliz e produzindo o tempo todo? Nada é tão constante assim e não há problema algum nisso.

Em nossas vidas, as vezes passamos por períodos como as estações do ano, vivemos momentos calorosos e animados como o verão, alguns momentos que exigem uma renovação, assim como acontece no outono, quando as árvores trocam suas folhas e apresentam seus frutos, as vezes precisamos passar por momentos instáveis e frios como verdadeiros invernos, mas também temos nossos dias belos e floridos como a primavera.

Em todas estas fases temos a oportunidade de aprender a lidar com as particularidades existentes em cada “estação” e compreender a importância de cada uma delas em nossa vida. Todos nós temos nossos dias bons e ruins, passamos por dias de chuva e dias de sol, até chegar o momento certo para florescer e frutificar.

Tem muita gente adoecendo por se sobrecarregar, por comprar a enganosa ideia de que não pode parar, não pode errar, de que precisa se manter produtivo(a) e constante. Muitos profissionais estão sendo obrigados a se afastar do trabalho com transtornos de ansiedade, depressão, burnout e tantas outras coisas das quais ignoraram todos os sinais que indicavam a necessidade de parar para a manutenção.

Às vezes é mais vantajoso dar uma pausa naquele trabalho que não está rendendo e tomar um café, arejar a mente e depois voltar, do que gastar energia em algo que você não está conseguindo enxergar solução. Em muitos casos tudo o que você precisa é de um tempo para você respirar, relaxar e tentar novamente.

Por isso, não se cobre demais quando não estiver passando por um bom momento, dar o seu melhor não significa consumir toda sua energia vital. Aprenda a conhecer e respeitar seus limites, não crie expectativas de dar frutos no verão ou flores no inverno, tudo tem seu momento certo e ocorre mediante a condições propícias. Mas, lembre-se para florescer é preciso ter passado por todas as estações.

Mas atenção, você não precisa passar sozinho(a) pelo inverno! Família, amigos e até colegas de trabalhos funcionam como uma rede de apoio, fundamental para a manutenção da nossa qualidade de vida emocional, pois proporcionam segurança e conforto quando precisamos. E se achar que o “inverno” está demorando demais, procure um psicólogo e depois compre um filtro solar!

Imagem de capa: Shutterstock/solominviktor

Adilson Filho

Psicólogo Clínico, também atua como Orientador Profissional, pós graduando em Teoria psicanalítica e práticas clínico-institucional. Criador do Blog Vivendo a Orientação Profissional. Observador do cotidiano, apaixonado por gente, músicas, livros e animais

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

5 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

5 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

5 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

2 semanas ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago