Por Ana Carolina Leonardi

Ser nostálgico não é estar preso no passado, de acordo com um novo estudo da University de Southampton, na Inglaterra. Pelo contrário: o aumenta sua vitalidade e deixa você mais preparado para lidar com o presente e com o futuro.

Os pesquisadores mostraram aos voluntários músicas antigas, letras sentimentais e pediram que eles se lembrassem de memórias queridas para entender como se sentiam logo depois de passar pela onda de saudosismo.

Um dos principais sentimentos que eles relataram experimentar depois da seção de nostalgia foi o de “autocontinuidade”. Essa sensação era avaliada por um questionário com frases como “Me sinto conectado com meu passado” e “Importantes aspectos da minha personalidade continuam os mesmos ao longo do tempo”. Os pesquisadores acreditam que quando olhamos para o passado, temos uma compreensão melhor de quem somos.

Mas a sensação não é só individual: quando você resgata boas memórias com pessoas amadas, também tem uma sensação de “conexão social”. Quando estamos mais ligados com o passado, a sensação de pertencimento também é reforçada. Por último, os pesquisadores perceberam que essa sensação de autocontinuidade levava a um aumento na vitalidade dos participantes que, ao fim da experiência, se sentiram cheios de energia. Isso é especialmente importante porque, de acordo com os autores, a nostalgia tende a surgir quando estamos mais tristes e solitários.

Tim Wildschut, um dos pesquisadores do estudo, definiu a nostalgia como uma “resposta imunológica psicológica”. Ele disse à revista Scientific American que o sentimento surge quando experimentamos dificuldades e funciona como um mecanismo de defesa.

Lembrar de tempos melhores cria sensações positivas que ajudam a romper o aspecto negativo da solidão. Mais do que isso, segundo os psicólogos, ela combate a “ameaça existencial”: o passado nos ajuda a encontrar propósito para seguir no presente.

TEXTO ORIGINAL DE SUPERINTERESSANTE

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

3 dias ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

4 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

4 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

6 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

6 dias ago