1Não IA

O guia completo para iniciantes sobre os padrões de negociação do dia

Se você está iniciando a sua jornada em mercados de renda variável, certamente, já assistiu a algum vídeo ou viu em fotos de blogs várias imagens em que se mostram o que parece ser um gráfico, mas não com linhas horizontais, e sim com uma espécie de pequenas linhas verticais que sobem, descem e dão origem a uma nova dessas linhas curtas em seguida.

Embora possa ser visto em qualquer aplicativo para negociação, a verdade é que muitos iniciantes sofrem para entendê-los.

Desta forma, preparamos este manual que conta exatamente tudo o que você precisa saber sobre esses padrões de negociação para não se perder no mercado. Afinal de contas, informação é determinante para bons investimentos.

Primeiro, vamos entender o que são essas pequenas linhas verticais.

O conceito de Candle

Candle vem do idioma inglês e significa vela. Essas formações, como se nota na imagem ilustrativa acima, são um tipo de gráfico e representam tendências de compras e de vendas de um determinado ativo.

Desta forma, elas representam o preço, ou a tendência dele.

A grande sacada de se usar esse formato é que um gráfico em linha reta teria curvas muito sutis e, portanto, não seria capaz de passar informações com tantos detalhes, enquanto elas acontecem. Além disso, a parte fina – como se fosse um rabicho da vela – tanto para cima, quanto para baixo, informa o valor máximo e mínimo que aquele ativo atingiu nas negociações do dia.

Já a parte cheia mostra os valores de abertura e fechamento, conforme imagem abaixo.

Além disso, os principais aplicativos para negociações também costumam mostrar o volume negociado na parte inferior de suas interfaces, de acordo com cada vela. Os padrões de movimentos da sequência dessas velas pode sugerir uma tendência para aquele ativo, que ajuda os negociadores a tomar suas decisões de entrada ou de liquidação de uma operação.

A seguir, falaremos dos principais deles em detalhes, para que você entenda facilmente.

Os padrões de negociação mais conhecidos do mercado

Evidentemente, à medida que seu conhecimento avança sobre as inúmeras técnicas e estratégias de negociações, sobretudo, de curto prazo, outros padrões podem surgir. No entanto, em níveis básicos, este é o suficiente para você ter uma boa noção e tirar proveito desta ferramenta nas suas negociações.

#2 – Estrela Cadente

De certa forma, a estrela cadente é essencialmente o contrário do que percebemos no Martelo. Em outras palavras, depois de um movimento forte e contínuo de valorização de um ativo, a Estrela Cadente sugere uma correção ou perda de valor subsequente.

#3 – Engolfo de Alta

Também se trata de uma mudança drástica no preço de um ativo e deve ser analisado com duas velas seguidas. Conforme o exemplo abaixo, há uma vela menor de baixa e, logo depois, uma com tamanho que compreende a anterior por completo, em movimento de valorização, sugerindo a apreciação do ativo.

 

#4 – Engolfo de Baixa

Como o nome sugere, o oposto do que vimos acima. Neste caso, a primeira vela é de subida de preços e menor do que a segunda, que é de desvalorização. Note que, assim como o Engolfo de Alta, também se deve levar em conta duas velas seguidas.

#5 – Harami de Alta

Embora seja analisado com duas velas, você vai entender que um Harami de Alta tem, na verdade, três delas subsequentes. Depois de uma primeira pequena baixa, há uma segunda baixa muito mais forte e, por fim, uma pequena alta, que tem sua vela na altura da meta da grande baixa, aproximadamente.

Sugere uma possível reversão para alta.

#6 – Harami de Baixa

Não precisamos pensar muito se entendemos o anterior. Aliás, como se tratam de padrões de negociação, a chave é justamente essa: de certo modo, eles sempre se repetem, o que faz deles boas técnicas para auxiliá-lo nas negociações que faz.

Neste caso, temos duas altas seguidas e, por fim, uma pequena baixa, que deve apontar para a derrocada do preço daquele ativo em seguida.

Dominando esses conceitos iniciais, você não apenas ganha ferramentas úteis para iniciar as suas operações com mais sucesso e segurança, como também forma o conhecimento básico para conseguir entender outras técnicas e estratégias mais avançadas, a depender do mercado e do perfil de investimento que você tem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#1 – Martelo

O padrão Martelo é frequentemente visto quando temos uma várias quedas, uma atrás da outra, do mesmo ativo. Em via de regra, ele representa uma possível retomada deste ativo e valorização subsequente, o que seria, neste caso, um bom momento de compra.

 

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme engenhoso e surpreendente disponível na Netflix faz valer cada segundo do seu tempo

Para aqueles que apreciam histórias bem construídas com reviravoltas inesperadas e performances fortes, este filme…

1 dia ago

Caio Blat comenta beijo da esposa, Luisa Arraes, em cantor: “Acho ótimo”

"A gente se ama muito e respeita a liberdade um do outro. Isso só aumenta…

1 dia ago

Esposa de Michael Schumacher vende bens da família para custear tratamento de R$ 38 milhões anuais do ex-piloto

O ex-piloto e heptacampeão da Fórmula 1 sofreu acidente de esqui em 2013 e nunca…

2 dias ago

Roseana Murray reencontra ultramaratonista que a salvou durante ataque de pitbulls: “Anjo”

Eduardo Neves era motorista de ônibus e começou a correr para se salvar de uma…

2 dias ago

Anvisa endurece regras para prescrição de Zolpidem

A partir de agosto, o medicamento só estará disponível mediante prescrição médica do tipo azul,…

3 dias ago

Saiba o que é a Erotomania, possível transtorno da Martha de ‘Bebê Rena’

Com o sucesso da série 'Bebê Rena', especialistas discutem a possibilidade de Martha sofrer de…

3 dias ago