1Não IA

O que causou a estranha epidemia de dança de 1518

Quem curte sair à noite pode até ter tentado se acabar em uma pista, dançando até o amanhecer. Mas, provavelmente, estas pessoas nunca alcançarão o nível dos habitantes da cidade francesa de Estrasburgo, que dançaram até a morte, no século 16 — note que “morte” aqui não é força de expressão, as pessoas realmente morreram.

Um vídeo recente da BBC tenta explicar este que é um dos episódios mais estranhos e inexplicáveis da história: a epidemia de dança de 1518. O caso começou quando a moradora Frau Troffea começou a dançar sozinha e sem música no meio da rua. À princípio, ela foi encorajada por palmas e gritos, mas não demorou muito para perceberem que havia alguma coisa errada. Troffea não parava de dançar. E continuou com os movimentos rítmicos durante seis dias. Mas a coisa não parou por aí.

O comportamento bizarro começou a se espalhar e, em uma semana, 34 pessoas estavam dançando também. Em um mês, o número chegou a 400 pessoas. E nada fazia com que elas parassem de dançar, nem mesmo a morte de alguns por exaustão ou ataques do coração. Um jornal da época informou que 15 pessoas chegavam a morrer por dia.

Os médicos e astrônomos (!) da época concluíram que a epidemia era uma doença natural, causada por “sangue quente”. Os habitantes saudáveis construíram palcos e levaram músicos ao local, pensando que a crise cessaria se fosse estimulada. A ideia se mostrou uma tragédia quando perceberam que mais pessoas se sentiam convidadas a se juntar aos dançarinos, aumentando a epidemia.

Depois de quatro meses de dança ininterrupta e várias mortes, a epidemia parou de repente (da mesma forma que começou). E as pessoas retornaram a sua vida normal.

Durante séculos, especialistas discutiram se a epidemia era uma doença real ou um fenômeno social. As evidências acabaram apontando que a epidemia era uma espécie de contágio cultural, que atinge populações que passam por extrema dificuldade, fazendo com que elas queiram dançar até perder a cabeça. O evento se repetiu em mais algumas cidades ao longo dos anos, mas os estudiosos ainda não conseguiram entender com toda a certeza o que de fato aconteceu.

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

19 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

19 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago