A seguinte indagação “você está sexualmente satisfeito?”, parece necessariamente gerar desconforto e evocar respostas que oscilam entre as de “bom tom” (tais como “sim, claro” ou “não, por enquanto estou solteiro”) e as mal-humoradas (do tipo “o que você tem a ver com isso?”). E é justamente por gerar respostas tão estereotipadas que o questionamento merece toda nossa atenção.

Em geral, quando se fala de vida sexual, a tendência em nossa cultura é pensar imediatamente em relações heterossexuais que incluam penetração. A mídia veicula imagens desta suposta atividade “comum” usando como símbolos pessoas jovens, felizes, bem-dispostas e portadores de maravilhosas musculaturas torneadas e bronzeadas, representadas preferencialmente por miríades de “bumbuns”, “peitões”, “brações musculosos”, “peitorais sarados”, e, claro, as “barrigas-tanquinho”.

Mas será que tais imagens e padrões de comportamento resumem o que seria a atividade sexual humana? Definitiva (e felizmente) não.

A sexualidade humana, ou seja, o infinito campo de experiências prazerosas com o corpo de um outro (ou o próprio), destaca-se da sexualidade animal por sua independência e imprevisibilidade.

Em primeiro lugar, em nossa espécie, a atividade sexual desvinculou-se da necessidade de procriação, isto é, seres humanos não têm relação sexual somente quando “alguém está no cio”.

Em segundo lugar, as chamadas “zonas erógenas” (áreas especialmente sensíveis, ligadas diretamente à atividade sexual e, em geral, estimuladas pela sensibilidade tátil) desencadeiam uma reação de excitação bem mais ampla nos seres humanos: qualquer área do corpo pode gerar estímulo sexual, qualquer campo da sensibilidade, seja ele tátil, visual, auditivo, olfativo, gustativo e/ou despertado pela atividade imaginativa.

Em terceiro lugar, livres dos imperativos biológicos da reprodução e da manutenção da coesão dos grupos, os seres humanos são passíveis de desenvolver práticas sexuais que prescindem de um parceiro, o que inaugura o riquíssimo campo da masturbação (um conjunto de atividades com o próprio corpo mediado por uma experiência corporal e, ao mesmo tempo, imaginativa).

Por último, mas não de menor importância, a sexualidade pode diversificar as possibilidades de prazer em experiências homoeróticas, e, assim, validar outras formas de subjetivação erótica, tais como ocorre nos grupos homoeróticos femininos, masculinos e transexuais. Portanto, a experiência humana da sexualidade e seus campos potenciais de prazer, se olhados mais de perto (e com menos moralismo e preconceito), inauguram uma infinidade de fontes de fantasias e descobertas.

De volta ao questionamento inicial, esperamos que esta breve reflexão de uma das mais humanas faces de nossa vida possibilite que você possa, a partir de agora, responder de forma menos categórica – e que ao mesmo tempo passe a contar com novos territórios de experiência corporal, midiática, imaginativa e virtual – na procura desta fonte tão humana da felicidade.

__________

Sugestões de temas, dúvidas sobre algum conceito de nossos artigos? Participe da nossa nova coluna “Pergunte ao Psiquiatra”! Envie um e-mail para: mauricio.psicologiasdobrasil@gmail.com, que nosso colunista Dr. Maurício Silveira Garrote terá o prazer de respondê-lo!

Maurício Silveira Garrote

Médico especialista em Psiquiatria Clínica pelo HC FMUSP (1985) e Mestre em psicologia clínica pela PUC-SP, com a tese "De Pompéia aos Sertões de Rosa: um percurso ao longo da Clínica Psicanalítica de pacientes com diagnóstico de Esquizofrenia" (1999).

Share
Published by
Maurício Silveira Garrote
Tags: sexualidade

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

23 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

24 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago