COMPORTAMENTO

O seu psicológico te ajuda ou te atrapalha na academia?

Por Ricardo Wesley

Tudo está perfeito: seu treino está bem planejado, sua rotina bem estabelecida, sua nutrição e até seu descanso estão excelentes. Mas dentro da sua mente algumas dúvidas começam a brotar. E é nesse momento que você começa a observar o seu plano perfeito ruir.

É importante estar bem equilibrado psicologicamente para não deixar alguma possível paranoia atrapalhar os resultados conquistados na academia. Não podemos deixar que a sede pela perfeição estética distorça a nossa noção de realidade, a nossa capacidade de equilibrar as diversas possibilidades dentro do treino.

Será que é preciso aumentar a intensidade nesse momento? E as repetições? Já dei um boost na alimentação, mas será que não é pouco? Se não refletirmos sobre essas questões que aparecem com frequência em nossas mentes é possível que sejamos pegos despreparados pela sede de resultados.

Então dê uma olhada nessa lista abaixo e veja se se identifica com algum ponto. Se sim, repense-o e não deixe o psicológico prejudicar seus treinos.

O treino nunca está bom o suficiente

No seu planejamento, cuidadosamente traçado, você deveria fazer 3 séries de cada exercício. Mas por um simples impulso egoico você entende ser pouco e começa a fazer 4 séries.

Você deveria fazer 8 exercícios totais, mas resolve acrescentar mais umas 2 variações de dois exercícios acreditando que eles precisam de mais foco.
Você descobriu algumas técnicas de intensidade. “Maravilha, elas vão dar um gás no meu treino.” E então utiliza todas elas em todos os exercícios de forma desorganizada.
Mesmo que não tenha conseguido fazer as repetições prescritas no planejamento, você resolve aumentar a carga do exercício -afinal, o peso é mais importante do que uma boa execução, certo? Não, hombre, errado.

A nutrição está sempre incorreta

Você quer crescer sem engordar. A solução? Colocar o dobro de whey protein no seu shake pós-treino e consumir metade do carboidrato necessário. Dica: não faça isso – se fosse assim tão simples não haveria nutricionista
Você decidiu fazer uma dieta de 10 mil calorias diárias. O motivo? Viu algum profissional fazendo. E se funciona para ele, por que não funcionaria para você?
Você não consome a quantidade de calorias necessárias porque tem medo de engordar. Mas, estranho, também não ganha massa magra. Por que será?

Subestima o descanso e os hábitos saudáveis

Você está prestes a se adequar ao período de descanso ideal, mas resolve que talvez seja interessante fazer peito e bíceps todos os dias
Você acha que sair de balada sexta, sábado e domingo, bebendo todas, não afetará seus resultados
Você acredita ser o treino o único fator a influenciar nos ganhos ou perdas provenientes da musculação. A alimentação e os hábitos pessoais como cigarro e bebida, nada têm a ver com os resultados. Viver na ilusão é uma opção.

Não deixe que seu psicológico afete negativamente seu treino. Use-o para melhorar-se. Controle-se, avalie os resultados, pense no que está fazendo. Não se deixe tomar pelos impulsos e pelo desejo de um corpo bonito. Procure estabelecer metas e fazer o máximo possível dentro de suas capacidades para alcançar os objetivos traçados.

Imagem de capa: Shutterstock/Blur4265

TEXTO ORIGINAL DE EL HOMBRE

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

17 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

18 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago