Criatividade

Pensando no bem-estar dos pacientes, hospital abre espaço para a natureza

Ambientes hospitalares podem ser estressantes para qualquer um – desde o cheiro assepsia e a decoração monótona até os sons metálicos de equipamentos médicos, tudo faz com que este não seja o cenário mais reconfortante para pacientes e visitantes.

Então, quando uma empresa de design foi encarregada de criar um hospital que realmente reduzisse a pressão arterial das pessoas, os profissionais recorreram à vegetação como solução – e funcionou maravilhosamente bem.

Mais de 700 espécies nativas de plantas e árvores aromáticas foram integradas à estrutura e arredores do Hospital Khoo Teck Puat, em Cingapura.

Quando a CPG Corporation, empresa de design com sede em Cingapura, foi contratada para projetar o hospital em 2005, a orientação era criar um ambiente hospitalar que acalmasse e elevasse seus pacientes; e, como a natureza demonstrou ter dezenas de benefícios para a saúde física e mental, os profissionais pensaram que a folhagem e a vegetação natural seriam a solução óbvia.

O hospital atende a mais de 800.000 pacientes desde que abriu suas portas em 2010, e uma pesquisa recente revelou que “a vegetação exuberante e o ambiente pacífico do hospital o tornaram um local muito popular para estudantes que buscam um ambiente reconforntante para estudar”.

Há uma série de outros detalhes inteligentes que contribuem para o engenhoso design do hospital. Os pesquisadores descobriram que as janelas ampliadas da instalação e o layout interno espaçoso melhoraram o fluxo de ar em toda a área em 20 a 30%. Como isso reduziu a dependência do prédio em ventilação mecânica em 60%, os pesquisadores dizem que a instalação provavelmente economiza quantias incalculáveis ​​de dinheiro em custos de energia.

Eles também descobriram que o sucesso do ecossistema natural do hospital é “evidente no número crescente de espécies de borboletas avistadas nos terrenos do hospital (aumentando de 3 para 83 a partir de agora)”.

Além de tudo isso – literal e figurativamente – o hospital tem um jardim na cobertura dirigido por voluntários com mais de 100 espécies de árvores frutíferas, 50 espécies vegetais e 50 espécies de ervas, todas servidas aos pacientes.

O hospital ganhou vários prêmios por seu design, incluindo o Prêmio de Design Biofílico do International Future Living Institute, uma organização sem fins lucrativos que apoia espaços públicos mais saudáveis ​​e mais sustentáveis.

“O que é mais impressionante sobre este projeto é a sua avaliação pós-ocupação que incluiu um grupo de 200 usuários composto por pacientes, funcionários e visitantes, dos quais 80% são extremamente favoráveis aos hospitais que investem na implementação de elementos biofílicos”, disse Stephen Kieran. jurado do prêmio.

“Pensando na natureza como parte da experiência do paciente no hospital, Khoo Teck Puat trata continuamente os funcionários, pacientes e visitantes para direcionar o acesso à natureza em vários ângulos”, acrescentou.

O sucesso do hospital já estimulou os arquitetos a lançarem projetos semelhantes na Malásia, na China e no Paquistão – e provavelmente inspirará muito mais em todo o mundo.

***

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de GNN.
Fotos: Khoo Teck Puat Hospital.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

47 minutos ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 hora ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

16 horas ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

18 horas ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago