A grande maioria das pessoas com diagóstico de fibromialgia sofrem distúrbios do sono. E segundo com um estudo canadense publicado no Clinical Journal of Pain, os pacientes têm distúrbios específicos do sono. Esse distúrbio pode ser um novo indicador dessa patologia difícil de diagnosticar.
A fibromialgia ainda é uma doença pouco conhecida, e é considerada um dos maiores mistérios da medicina. Ela se caracteriza por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos. O paciente com fibromialgia tem múltiplas dores pelo corpo e se sente constantemente exaurido.
Além da dor muscular generalizada e da sensibilidade excessiva em muitas áreas do corpo, os pacientes fibromiálgicos também costumam sofrer de fadiga, dores de cabeça e distúrbios do humor, como depressão e ansiedade.
Para entender melhor a natureza dos distúrbios do sono em pessoas com fibromialgia, pesquisadores da Universidade de Ontário (Canadá) estudaram 132 pacientes, 109 insones e 52 pessoas sem problemas de sono. Por 2 noites consecutivas, seu sonho completo foi gravado por polissonografia. Graças aos eletrodos colocados no couro cabeludo e nas faces dos voluntários, os pesquisadores foram capazes de analisar a duração do sono, ciclos e diferentes estágios do sono, bem como o tempo para adormecer.
Os pesquisadores concluíram que pessoas com fibromialgia não têm os mesmos problemas de sono que as pessoas com insônia. Ao identificar essas diferenças, os profissionais podem diagnosticar e tratar esses distúrbios de maneira mais eficaz. Para a fibromialgia, o tratamento reduziria a frequência de episódios de vigília e manteria o sono contínuo.
Um estudo publicado no Journal of Neurophysiology em fevereiro passado indicou que esses distúrbios do sono se originavam no tálamo, uma área do cérebro que regula o sono. Pesquisadores da UC Berkeley observaram anormalidades de ondas profundas no sono. Mas o último poderia ser restaurado graças a um medicamento de prescrição para narcolepsia. Uma descoberta que oferece uma oportunidade de tratamento para restaurar o sono e aliviar a fibromialgia.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Daily Fibrotips.
Foto destacada: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…