A grande maioria das pessoas com diagóstico de fibromialgia sofrem distúrbios do sono. E segundo com um estudo canadense publicado no Clinical Journal of Pain, os pacientes têm distúrbios específicos do sono. Esse distúrbio pode ser um novo indicador dessa patologia difícil de diagnosticar.

A fibromialgia ainda é uma doença pouco conhecida, e é considerada um dos maiores mistérios da medicina. Ela se caracteriza por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos. O paciente com fibromialgia tem múltiplas dores pelo corpo e se sente constantemente exaurido.

Além da dor muscular generalizada e da sensibilidade excessiva em muitas áreas do corpo, os pacientes fibromiálgicos também costumam sofrer de fadiga, dores de cabeça e distúrbios do humor, como depressão e ansiedade.

Para entender melhor a natureza dos distúrbios do sono em pessoas com fibromialgia, pesquisadores da Universidade de Ontário (Canadá) estudaram 132 pacientes, 109 insones e 52 pessoas sem problemas de sono. Por 2 noites consecutivas, seu sonho completo foi gravado por polissonografia. Graças aos eletrodos colocados no couro cabeludo e nas faces dos voluntários, os pesquisadores foram capazes de analisar a duração do sono, ciclos e diferentes estágios do sono, bem como o tempo para adormecer.

Os pesquisadores concluíram que pessoas com fibromialgia não têm os mesmos problemas de sono que as pessoas com insônia. Ao identificar essas diferenças, os profissionais podem diagnosticar e tratar esses distúrbios de maneira mais eficaz. Para a fibromialgia, o tratamento reduziria a frequência de episódios de vigília e manteria o sono contínuo.

Um estudo publicado no Journal of Neurophysiology em fevereiro passado indicou que esses distúrbios do sono se originavam no tálamo, uma área do cérebro que regula o sono. Pesquisadores da UC Berkeley observaram anormalidades de ondas profundas no sono. Mas o último poderia ser restaurado graças a um medicamento de prescrição para narcolepsia. Uma descoberta que oferece uma oportunidade de tratamento para restaurar o sono e aliviar a fibromialgia.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Daily Fibrotips.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.