DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Saiba o que é a midorexia, uma crise que atinge especialmente as mulheres

A idade e a nossa concepção dela – quer nos sintamos mais velhos ou mais jovens – influenciam a forma como pensamos e agimos, bem como a forma como nos vemos. Diante disso, a midorexia apresenta-se como um problema segundo o qual algumas pessoas sofrem uma crise de autoestima que as leva a tentar preservar a juventude.

Segundo Daniela Carrasco, professora da Universidade Diego Portales, a midorexia não surge isoladamente, mas em um contexto que a incentiva . Assim, provavelmente devido aos preconceitos da sociedade ocidental, esse transtorno atinge mais (ou de forma mais marcante) mulheres entre 40 e 50 anos que tentam viver uma segunda juventude, olhando para trás, para sua aparência física.

Midorexia e planos de lazer

A midorexia faz com que a pessoa tente preservar sua juventude o máximo possível. Essa atitude significa que, em muitos casos, as mudanças que você tenta implementar em sua vida vão além da sua aparência física .

Assim, estas pessoas podem dedicar-se a fazer planos associados aos mais jovens, como o tipo de bares e restaurantes que frequentam, a forma como se relacionam com os amigos ou a organização de uma viagem com muitas atividades ou improvisação.

Os aspectos positivos da midorexia

Embora a midorexia possa parecer negativa a princípio, como uma condição de uma pessoa que não aceita sua própria idade e reluta em envelhecer , ela também tem alguns efeitos colaterais mais lisonjeiros.

Neste sentido, midorexia pode fazer a pessoa viver uma segunda juventude, ao não deixar que a idade sirva de desculpa para deixar de aproveitar o dia a dia. Portanto, lutar para seguir um estilo de vida mais jovem pode nos ajudar a evitar ficar presos a um estilo de vida excessivamente estável e talvez enfadonho.

É assim que a midorexia pode nos ajudar a superar algumas barreiras psicológicas associadas à idade, embarcando em experiências que muitas pessoas não ousariam experimentar por se considerarem muito velhas.

Nesse sentido, podemos, por exemplo, desfrutar de viagens a lugares exóticos ou praticar esportes radicais , sem dar importância a termos a “idade certa” para isso.

Por outro lado, outro benefício interessante de cair na midorexia é a possibilidade de fazer amizades entre gerações. Os hábitos de prática típicos dos jovens podem nos ajudar a descobrir as coisas que temos em comum com pessoas que pertencem a outras gerações que não a nossa.

Isso também nos permitirá conhecer melhor essas pessoas, podendo assim compreender melhor os membros mais novos de nossa família, como nossos filhos, sobrinhos e até netos.

Os benefícios da midorexia em idosos

Finalmente, existem alguns benefícios interessantes relacionados à midorexia em pessoas mais velhas. Quando uma pessoa mais velha quer se sentir mais jovem, uma prática comum é começar a praticar esportes.

Isso, é claro, pode trazer grandes benefícios para a saúde, já que muitos idosos caem no sedentarismo , o que pode aumentar suas reais limitações físicas, além de torná-los mais vulneráveis ​​a algumas doenças.

Por outro lado, muitos idosos decidem passar por uma transformação digital e integrar novas tecnologias em seu dia a dia. Isso os leva a usar as redes sociais ou a ter a Internet como ferramenta de consulta comum.

Portanto, embora seja importante saber a idade que temos, também é importante saber que, na verdade, a idade tem um ponto de relatividade. Exceto por possíveis limitações que podem ser devido à deterioração física, ter 50 ou 60 anos não deve ser uma barreira para aproveitar nossa vida, independentemente do que diz a nossa data de nascimento.

Além disso, devemos considerar também que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos, por isso devemos tentar manter um espírito jovem o máximo possível. A midorexia, portanto, pode nos trazer mais benefícios do que aspectos negativos , permitindo-nos desfrutar das atrações da juventude e evitar as barreiras da idade.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de La Mente Es Maravillosa.
Foto destacada: Divulgação/Sex and The City.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

24 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 dia ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

3 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago