COMPORTAMENTO

Síndrome de Otelo: quando o ciúme é incontrolável e patológico

Ter ciúmes é algo normal nos relacionamentos; o problema aparece quando se tornam incontroláveis, constantes e beiram o doentio. Nesses casos, o ciúme deixa de ser uma preocupação para se tornar um problema real que, na maioria dos casos, leva à chamada Síndrome de Otelo.

Esta síndrome, também conhecida como delírio monossintomático, é uma referência à peça “Otelo, o mouro de Veneza” de William Shakespeare. Nela, Otelo, o personagem principal, tece uma rede de suspeitas sobre a alegada infidelidade de Desdemona, sua amada, para matá-la e depois se suicidar.

Assim, as pessoas que entram nessas espirais obsessivas de suspeita e desconfiança de seus parceiros, sem qualquer razão além de sua imaginação, muitas vezes sofrem dessa síndrome. Então, veremos em maior profundidade quais são suas características, suas possíveis causas e seu tratamento.

Características da síndrome de Otelo

De acordo com o DSM-V, a síndrome de Otelo é um transtorno delirante. Isso significa que o eixo fundamental deste distúrbio é o ciúme patológico ou extremista que mantém a ideia de que o parceiro é infiel.

O comportamento da pessoa que sofre dessa síndrome é totalmente irracional. A pessoa afetada vê o que quer ver, independentemente de haver ou não provas e detalhes que confirmem suas crenças. Assim, sua única preocupação no relacionamento será buscar evidências de uma maneira meticulosa e obsessiva de que seu parceiro de vida a trai, usando para isso métodos como o controle de seu celular, computador, e submetendo-o constantemente a interrogatórios sobre sua rotina. Seu delírio inclusive fará com que acredite que seu parceiro mudou seus hábitos desde que se tornou infiel.

A síndrome de Otelo é uma patologia que pode acabar em consequências dramáticas devido aos ciúmes incontroláveis ​​e irracionais que infernizam a pessoa que a sofre. Em alguns casos, você pensará que é a vítima de uma conspiração, sentindo-se traído por seu parceiro.

Além disso, o ciúme também pode ser influenciado por outras pessoas, assim como Otelo por Yaco na peça de Shakespeare, ou mesmo pela mídia. Tudo o que pode confirmar suas crenças será importante.

Alguns aspectos que podem ajudar a identificar se uma pessoa sofre dessa síndrome são os seguintes:

  • Comportamentos de verificação recorrentes e interrogatórios constantes dos hábitos do casal.
  • Aparência da suspeita de um terceiro no casal e posterior confirmação sem evidência.
  • Incapacidade de controlar os ciúmes, não tendo conhecimento disso.
  • Impossibilidade de controlar os impulsos.
  • Busca explicações que justifiquem as suspeitas e interpretações errôneas dos comportamentos do casal.

Causas da síndrome de Otelo

Atualmente não há nenhum estudo que tenha demonstrado 100% a que se deve essa síndrome, embora existam muitos fatores que podem influenciar seu desenvolvimento. Alguns deles seriam o alcoolismo, esquizofrenia ou outros vícios.

Outros estudos relacionaram a síndrome de Otelo a doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer ou Parkinson, enquanto alguns explicam a relação da síndrome com lesões cerebrais. Isso significa que pode haver uma razão fisiológica no cérebro para o seu aparecimento.

O ponto é que não é apenas uma questão de comportamentos, mas também há um componente emocional que não podemos esquecer associado à autoestima. No entanto, ainda há muito a ser feito para afirmar quais são as causas desta síndrome.

Como é o tratamento do ciúme patológico?

O tratamento do ciúme patológico é possível com ajuda profissional. Graças a ela, a pessoa aprenderá a controlá-lo, poderá recuperar a serenidade pessoal e, finalmente, a harmonia de sua relação. Para isso, será importante avaliar minuciosamente a pessoa afetada para estabelecer a origem do ciúme patológico, qual é o nível do desconforto atual e quais as consequências que estão ocorrendo, bem como qualquer outro problema adicional.

A abordagem mais utilizada e mais eficaz para tratar a síndrome de Otelo é a terapia cognitivo-comportamental. Por um lado, as técnicas comportamentais utilizadas são a exposição e a prevenção da resposta e, por outro lado, a reestruturação cognitiva como técnica. No entanto, para casos extremos, a medicação antipsicótica também é recomendada para o controle de impulsos.

A terapia familiar e de casal também é importante, já que o ciúme às vezes é associado à história de vida da pessoa afetada pela síndrome de Otelo. Como podemos ver, a síndrome de Otelo é um transtorno que não pode passar despercebido porque suas consequências podem ser bastante graves. Portanto, diante de uma mínima suspeita é aconselhável consultar um especialista.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

18 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

19 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago