Stress, tenha-o com moderação

Stress emocional em excesso pode produzir doenças físicas, tais como hipertensão arterial, úlceras ou mesmo doenças do coração. Reconhecer os primeiros sinais de tensão e então fazer algo a respeito pode significar uma importante diferença na sua qualidade de vida.

Reagindo ao stress: 

O stress nos acompanha quase todo tempo. O stress adiciona sabor, desafio e oportunidade à vida. Sem stress a vida seria monótona e sem atrativos. Entretanto, stress em demasia pode afetar gravemente o seu bem-estar físico e mental.

Um grande desafio neste estressante mundo atual é fazer o stress em sua vida trabalhar a seu favor e não contra você.

Para usar o stress de forma positiva e evitar que ele se torne angústia, você deve se tornar consciente de suas próprias reações aos eventos estressantes.

Ajudando a si próprio

Quando o stress de fato ocorre, é importante reconhecê-lo e saber lidar com ele. Quando começar a compreender como o stress o afeta você desenvolverá suas próprias ideias de como avaliar a tensão.

  1. Reconheça seus limites: se você estiver diante de um problema além de seu controle e que não pode ser modificado no momento, não lute contra ele. Aprenda a aceitá-lo –por enquanto– até chegar o momento em que possa resolvê-lo.
  2. Compartilhe seu stress: conversar com alguém sobre seus problemas e preocupações ajuda você a ver seu problema sob um ângulo diferente. Contudo, se você acha que seu problema é grave, é melhor procurar a ajuda profissional de um psicólogo. Saber quando procurar este tipo de ajuda pode evitar problemas mais graves no futuro.
  3. Procure praticar atividade física:  exercícios ajudam a reduzir a pressão. Correr, caminhar, praticar algum esporte, ou mesmo trabalhar no jardim são exemplos de atividades adequadas para isso.  O exercício físico alivia a sensação de “opressão” e ajuda a relaxar.
  4. Cuide-se:  repouse o suficiente e alimente-se bem. Se ficar tenso e irritável por dormir pouco, ou se não se alimentar corretamente, você terá menor capacidade de lidar com situações estressantes.
  5. Reserve tempo para distrair-se:  Programe tempo para o trabalho e para a recreação. O lazer pode ser tão importante para seu bem-estar como o trabalho. Você necessita de distrações na sua rotina para relaxar e evitar o stress.
  6. Organize suas atividades:  Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode ser estressante e, como resultado, você acaba não conseguindo fazer nada. Ao invés disto, organize uma lista de tarefas e dê prioridades às mais importantes.
  7. Controle seu criticismo: Geralmente por nossas necessidades e imperfeições esperamos muito dos outros e aí nos sentimos frustrados ou desapontados quando não correspondem às nossas expectativas.
Angelica Neris

Olá, sou psicóloga e professora de língua espanhola. Trabalho como psicoterapeuta de casais, famílias, indivíduos e grupos, além da psicoterapia atuo em projetos de saúde laboral, psicologia do esporte e do exercício e orientação profissional.

Recent Posts

Tendências e desafios para bancos no Brasil

Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…

13 horas ago

Dicas para escolher fragrâncias que combinam com sua personalidade

Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…

4 dias ago

Para que serve o furinho na colher de espaguete?

Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…

5 dias ago

Você sabe o que ela ganha? Comissária de Dubai abre salário e benefícios inacreditáveis de companhia aérea

Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…

5 dias ago

“Eu odiava feministas — até entender por quê”: a reviravolta de Cíntia Chagas emociona e divide opiniões

Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento

5 dias ago

Procuro psicóloga com experiência e preço justo em Socorro e região: Josie Conti

Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…

5 dias ago