Soraya Rodrigues Aragão

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Atençao aos sinais e sintomas.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsicológico, de causas genéticas, que geralmente surge na infância, sendo a síndrome mais comum em crianças e adolescentes. 3 a 5% da populaçao infantil sofre com o TDAH. Está associado a disfunções no córtex pré-frontal, dentre outras áreas do cérebro correlacionadas com a ação de alguns neurotransmissores envolvidos em processos cognitivos que necessitem de ativação da vigilância para processos de aprendizado e atenção.

3 a 5% da populaçao infantil sofre com o TDAH.

Fique atento aos sinais e sintomas:

Muitas vezes o TDAH é confundido com falta de limites e regras delimitadas por parte dos pais ou educadores no âmbito escolar (bem como em outros contextos), onde sao observados determinados problemas comportamentais. como: falta de concentração (vive no “mundo da lua”), problemas de memória, transtornos de tiques, dificuldade em ler e escrever, desatenção, inquietude (“motor ligado” 24 horas por dia), impulsividade, desorganização, dificuldade em manter o foco em uma atividade especifica e concluir tarefas, dificuldade em obedecer regras e conseqüentemente problemas de relacionamento envolvendo limites estabelecidos socialmente como regras de boa convivência.

A criança hiperativa vive entre dois extremos: a falta de foco, onde qualquer estímulo seria suficiente para tirar-lhes a atenção na atividade que está sendo desenvolvida ou a total atenção em algo, onde qualquer estímulo interno ou externo seria irrelevante e consequentemente desconsiderado por elas, “desligando-se” do mundo à sua volta.

Embora no TDAH as crianças tenham comportamentos impulsivos e “sem limites”, isto não significa que em alguns casos específicos o que a criança realmente tem é falta de educação e pouca imposição de limites no processo educacional familiar. Somente um profissional como o psicólogo ou um neurologista podem diagnosticar se trata de falta de limites ou TDAH.

Caso não seja devidamente tratado, o TDAH acompanhará o indivíduo até a idade adulta

Igualmente interessante é desmistificar que somente crianças e adolescentes são portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O fato de tornar-se adulto não é garantia para não ser diagnosticado com TDAH, pois o tempo não cura, o que cura é um tratamento profissional qualificado e multidisciplinar. Caso não seja devidamente tratado, o TDAH acompanhará o indivíduo até a idade adulta, podendo o mesmo desenvolver outras comorbidades como transtornos de ansiedade. O tratamento inclui medicação e psicoterapia.

Photo by Joel Overbeck on Unsplash

Soraya Rodrigues de Aragão

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante.Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, Liberte-se do Pânico e viva sem medo e Talita e o portal. Site: www.sorayapsicologa.com Email: contato@sorayapsicologa.com

Recent Posts

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

2 horas ago

Polícia Civil investiga incêndio que causou morte de psicóloga em MG

A psicóloga Rita de Cássia Almeida, de 53 anos, foi encontrada pela equipe de bombeiros…

1 dia ago

Maíra Cardi se defende de críticas por permitir que a filha chame o padrasto de pai

"É natural que ela tenha uma outra referência masculina", afirmou a influenciadora.

1 dia ago

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

3 dias ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

3 dias ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

4 dias ago