1Não IA

Vale da Estranheza: Teoria pode ser obstáculo para futuro da robótica

O avanço tecnológico já chegou a um nível que a produção de robôs para afazeres diários, e até domésticos, está ficando cada vez mais próxima de acontecer no dia a dia. No entanto, a teoria Vale da Estranheza pode ser uma explicação de algumas dificuldades que cientistas estão encontrando. Este obstáculo é a adaptação da sociedade com os robôs de aparência física mais humana.

Vale da Estranheza é uma hipótese científica do campo da robótica criada pelo engenheiro Masahiro Mori. O japonês produziu a teoria em 1970, quando lançou textos que explicavam como funcionava o relacionamento entre a aparência física dos robôs e a reação de humanos quanto a isso. A hipótese diz que um robô, ou uma animação gráfica, pode gerar um sentimento ruim se a aparência física projetada fica muito perto da humana, mas não idêntica. A percepção do ser humano ao ver um robô muito próximo esteticamente de uma pessoa, mas com detalhes que ainda entregam seus traços robóticos, é geralmente negativa. A teoria tem a expressão “vale” justamente pelo desenho de uma linha de afinidade que cresce no início, mas que desaba em algum momento até voltar a subir logo no fim. A ideia é que um robô com cara robótica é amigável, porém em um momento que ele fica perto demais da aparência humana a afinidade se transforma em repulsa. No entanto, se a réplica continua a evoluir e começa a perder as aparências robóticas, ficando próxima de ser perfeitamente igual a um humano, a tendência é novamente existir afinidade.

Esse efeito pode ser um grande obstáculo para o futuro da ciência, principalmente na robótica. A ideia na evolução de robôs já passou de ser apenas a utilização deles em produções de carros, ou outra grande fábrica. Eles são projetados para que possam realizar atendimentos, cuidados e tarefas que muitos humanos realizam no dia a dia. Porém, será preciso atenção para que a aparência física do robô não caia no buraco do “vale”.

A confiança nos robôs e o Complexo de Frankenstein

Essa relação entre os seres humanos e robôs sempre foi bastante explorada pelo mundo do entretenimento. Não é difícil encontrar diferentes filmes, séries e livros que utilizem rebeliões ou guerras entre homens e máquinas. Exterminador do Futuro, Eu Robô e o livro Será que os Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? são alguns exemplos dessas disputas usadas como temas.

O Complexo de Frankenstein saiu exatamente desse contexto e segue a linha do Vale da Estranheza. Criado pelo escritor Isaac Asimov, esse complexo seria o eterno medo que existe do ser humano perante a máquina, principalmente pela inferioridade física e mental. Seja para acabar com todos os empregos humanos, algo que também é bastante discutido na mídia atualmente, ou então uma rebelião racial de robôs. Esses detalhes mostram que o pensamento do homem perante a máquina pode ser positivo, mas sempre com um certo receio. Por isso, o comportamento humano acaba sendo de cautela quanto ao fato de ser atendido ou ter que lidar com robôs diariamente. A confiança é um sentimento complexo e com diferentes abordagens complexas. Seja a confiança de uma amizade ou de um relacionamento, ou então, seja a confiança que se é construída em família. Uma construção de confiança entre humanos e robôs acaba sendo mais complicada ainda.

Humanos com mais espaço que robôs

O avanço da robótica é algo real e vemos novas experiências todo dia. Porém, a maioria das empresas ainda preferem utilizar a tecnologia para auxiliar os profissionais. Atualmente, é possível ver garçons e atendentes com tablets, smartphones e aparelhos de comunicação que auxiliam na tarefa do emprego. Desta forma, a tecnologia é utilizada para aumentar a performance das pessoas. Ou então, a tecnologia pode ajudar na saúde à distância, com atendimento médico via internet.

Quem também segue a mesma ideia é a Honda, que confirmou a necessidade de humanos na linha de produção, por mais que tenham robôs. Essa colaboração é também comum no entretenimento. Pedais e baterias eletrônicas auxiliam, mas não substituem um baterista ou um guitarrista de verdade. Portais de vídeos, como o Youtube, fazem com que vídeos de pessoas cheguem até outras pessoas e nada de robôs. A Betway, plataforma que simula um casino virtual, prefere utilizar vídeo de pessoas reais para recriar funcionários, e evitar qualquer computação gráfica. Já a Amazon, que tem um portal apenas para audiolivros, utiliza vozes humanas nas leituras, apesar de existir tecnologia para usar robôs nesta tarefa.

A verdade é que teorias e complexos ainda precisam ser estudados, seja na psicologia ou na filosofia. E todos esses estudos ligados com o avanço da robótica, lado a lado. Pois, a ideia dos robôs sempre foram no auxílio aos homens, por isso é preciso evitar qualquer reação de repulsa.

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

12 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

13 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago