Jackson César Buonocore

A traição é muita dolorosa, primeiro termine o seu relacionamento!

A traição conjugal é um fenômeno na história da humanidade, mas não se têm notícias de uma civilização que considerasse normal o adultério, uma vez que é um elemento de intensa desaprovação moral e religiosa, que permanece sendo punido de uma forma ou de outra pela sociedade.

Não é o objetivo deste artigo entrar na discussão se são os homens ou as mulheres que mais traem e muito menos apontar um olhar moralista e piegas sobre o assunto. No entanto, ele evidencia que a infidelidade causa graves consequências à saúde mental e física dos casais: depressão, ansiedade, insônia, baixa autoestima, doenças sexualmente transmissíveis, brigas, vinganças, abusos, mortes, suicídios etc.

A palavra adultério vem do latim “ad alterum torum”, quer dizer na cama de outro. Esse termo pode ser usado tanto para definir a infidelidade em um relacionamento entre dois indivíduos, quanto na sua forma falada ou simbólica, refere-se a algo que foi fraudado. A diferença do conceito de traição e adultério é imperceptível, porém, para fins legais, considera-se adultério uma relação extraconjugal, desde que haja o contato íntimo entre as partes.

Há uma extensa análise e literatura sobre o tema, que ganhou censura na Bíblia, concupiscência na antiga Grécia, status laico na antiga Roma e intrigas nos palácios medievais. Na sociedade contemporânea massificou-se nos filmes, nas novelas, nas artes, nas canções e nas mídias digitais, instigando ou hipnotizando gente de todas as classes sociais.

As pesquisas indicam que os homens e as mulheres traem na mesma medida, apresentando características comuns: infiéis crônicos, infiéis eventuais, infiéis ansiosos, infiéis dissimulados e infiéis virtuais. Mas de qualquer jeito, a traição é muita dolorosa, não faça isso, primeiro termine o seu relacionamento!

E não funciona mais a tese de que a infidelidade “apimenta” a relação, já que cedo ou tarde ela será descoberta e implicará na quebra total da confiança, que na maioria dos casos é irrecuperável.

Do ponto de vista psicanalítico, os infiéis minimizam os riscos da traição e manifestam enormes dificuldades de amar e serem amados, contudo, eles terão que enfrentar os duríssimos efeitos das perdas emocionais, familiares e econômicas. É importante lembrar que no passado o adultério era considerado um escândalo e hoje continua deixando traumas no coração e na mente das pessoas traídas.

Entretanto, não adianta implorar por perdão e persistir na infidelidade, gerando mais sofrimento e decepção, que revela o mau-caratismo. Afinal, se alguém está infeliz no seu relacionamento tem todo o direito de separar-se, mesmo que a outra pessoa sofra.

Jackson Buonocore
Sociólogo e psicanalista

Imagem de Thomas Wolter por Pixabay

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

24 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 dia ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago