A adolescência é uma travessia difícil. É como desejar e precisar atravessar uma rua movimentada de uma grande metrópole. Há semáforos e faixas de pedestres, mas nem sempre os motoristas (adultos) respeitam as próprias leis criadas. Nem sempre os pedestres (adolescentes) utilizam desses sinais e faixas para se protegerem. Não é fácil sair do mundo lúdico e, até certo ponto, irresponsável da infância. Não é fácil ingressar no mundo dos adultos, vistos e tidos como autoritários, repressores, mentirosos e vilões. (E todos nós sabemos que, muitas vezes, essa visão do adolescente é real para ele em seus pais e professores, por exemplo.)

Ainda vivemos no que sociólogos e filósofos definiram como “sociedade do espetáculo” e “tempo líquido”. Tudo é muito rápido, frenético, do tipo fast-food. Há, explícita ou implicitamente, uma ditadura da moda, da beleza e da juventude que faz com que os adultos invejem os adolescentes por esta mesma juventude e beleza, e pela fantasia de que estes vivenciam prazeres que, para os adultos, foram perdidos. Há mães que não são mais mães: são “gatinhas”. Há pais que não são mais pais: são “gatões”. Mergulhados no frenesi das academias de ginástica; salões de beleza; tratamentos estéticos tentam esticar a juventude que lhes escapa. O preço é pago pelo filho adolescente que não sabe a quem recorrer e em quem se espelhar.

A adolescência é sempre um período doloroso, por mais que o adolescente se aliene desta dor ou dela se proteja por diversos mecanismos de defesa. É um período de perdas. É necessário lidar com os próprios limites e com as normas sociais e institucionais. Perceber que não somos onipotentes; não podemos tudo o que queremos. Não somos deuses nem astros nem celebridades. Pelo menos, a maioria de nós. Se o adolescente não estiver inserido num ambiente suficientemente saudável, esta é uma época propícia para o surgimento de sintomas psíquicos; medos; fragilidades; dificuldades sexuais e grupais; uso de drogas lícitas ou ilícitas; transgressões e até mesmo delinquência.

O adolescente duvida de sua própria identidade. Duvida de suas capacidades e talentos. Duvida conseguir atingir o mundo adulto: passar nos vestibulares ou concursos; adquirir empregos ou meios de renda; amar e ser amado, construindo relações estáveis. Há uma enorme incerteza quanto a própria sexualidade e identidade de gênero, muitas vezes. Incerteza do que alcançará no tempo que denomina de futuro. Felizmente, todas essas dúvidas e mesmo transtornos são transitórios. É da responsabilidade dos pais, educadores e/ou terapeutas acompanhar com delicadeza e sensibilidade (raras) esse período de desenvolvimento e maturação. O adulto nunca deve esquecer que, por mais que o adolescente o negue ou o desafie, ele é visto como modelo e referência – especialmente os adultos fora do lar.

Estamos numa sociedade que, pouco a pouco, vem perdendo referenciais antigos. Há mudança de paradigmas. Antigos rituais de passagem – como a crisma ou outros ritos religiosos semelhantes – estão cada vez mais fora de moda. Mesmo famílias tradicionais que os impõem aos seus filhos não conseguem atingir o objetivo, porque o adolescente normalmente não se identifica com tais ritos. Ou se identifica de maneira neurótica: fanatismos e fundamentalismos sempre levam a distúrbios, que desintegram o ego; atrapalham o desenvolvimento sadio da psique; impedem que o adolescente chegue à maturidade esperada de forma mais ou menos tranqüila e sem traumas.

Quando nascemos, sejamos homens ou mulheres anatomicamente, formamos uma unidade simbiótica com nossa mãe. É um tempo indispensável de fusão e de cuidados extremos que, no entanto, tem seus limites que devem ser impostos pelo pai (ou por quem exerça a função paterna). Para crescer, necessitamos de nos separar da mãe; conhecer o pai; amá-lo e desejá-lo, mas também libertar-nos dele. De fase em fase, a criança atinge a puberdade. Desde o nascimento até a adolescência, o ser humano é exposto a fusões e desligamentos; ligações afetivas e perdas. Nenhum de nós chegou à adolescência sem sofrer diversas castrações; frustrações e privações. Ao chegar à adolescência, já adquirimos força no ego, mas ainda precisamos nos debater para nos libertar definitivamente dessas fusões primitivas com a mãe e o pai.

O adolescente vai aprender a duras penas a aceitar seus limites, suas perdas e as frustrações maiores (como a morte, por exemplo) que a condição humana impõe a todos os viventes. Submetido a depressões, inconstâncias, pensamentos suicidas, compulsões de diversos tipos e muitas fraquezas, o adolescente precisará aprender quem ele é; o que, de fato, deseja e como tornar-se sujeito autônomo de sua própria história. Quando os pais são equilibrados psiquicamente e ele estuda num colégio razoável, frequentando grupos afins, o garoto chegará à idade adulta sem grandes complicações. No entanto, se seus pais não são pessoas resolvidas sexual, afetiva e profissionalmente e/ou o adolescente frequenta uma escola desprovida de valores sociais e humanos, o adolescente enfrentará verdadeiros perigos para a psique e para sua condição de cidadão.

O adolescente cura a si mesmo tornando-se adulto. Não mais um adulto como seus pais ou os que o rodeiam (com exceções), pois ele os critica por representarem paradigmas anacrônicos e preconceituosos. São geralmente pais e educadores que desejam forçar o adolescente a se adaptar a uma sociedade que o garoto vê (e tem razão de ver) como extremamente doente. Pais e adultos equilibrados facilitam a maturação. Aceitam ser criticados e deixados de lado. Permitem que seu filho ou aluno escolha a si próprio; seu desejo; seu modo de ser; sua identidade de gênero e orientação sexual e profissional.

Paulo Emanuel Machado

Paulo Emanuel Machado é psicanalista, escritor e professor. Tem dois romances publicados: A TEMPESTADE (Editora Scortecci, 2014) e VOCÊ NÃO PODE SER O OCEANO (Edição independente, 2015), ambos baseados em relatos de pacientes e alunos. O primeiro sobre abuso sexual; o segundo sobre a travessia difícil da adolescência. Também possui artigos publicados e contos em antologias. É de Salvador, Bahia, nascido a 10 de janeiro de 1960.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

14 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

14 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago