Ciúme: eita, será que existe menos ou mais?

Por Marta Batista, psicóloga

O fato de sentimos ciúme é devido ao nosso sentimento de posse ou insegurança. Faz parte da natureza humana e parece, quase sempre, mais forte do que nós, porém, não é. Ou seja, controlar os ataques de ciúmes é mais fácil do que imagina e vale a pena o esforço – a bem da sua sanidade mental e a bem do amor entre o casal… caso contrário, pode ser o início do fim de qualquer relação, é difícil tanto para o homem quanto a mulher este sentimento que atormenta a relação. Mas se mesmo assim você gostaria de sentir menos ciúmes, eita será que existe menos ciúme? Pois até você mesmo percebe que é ruim para a relação com a sua(eu) gata(o), você deve, primeiro, se questionar porque tem ciúmes.

Sentir ciúmes, como já foi dito, não é um problema, desde que não seja exagerado, vire uma obsessão para você. No entanto, o pior ainda são os resultados desses seus ciúmes, você acaba brigando com o(a) parceiro(a), se estressa, cansa das discussões inúteis, sente que a sua relação está ficando desgastada, que a pessoa se irrita quando você mostra ciúmes, etc.

Ou seja, o pior efeito de sentir ciúmes é todo o tempo que se perde falando sobre ele. Se você deseja se livrar disso, a primeira coisa que deve fazer é treinar o autocontrole. Quando você estiver com a pessoa, faça um esforço para não repetir as mesmas situações que são fomentadas pelo seu ciúme. Se a pessoa conta como foi o seu dia, por exemplo, e você sempre pergunta  se viu alguém diferente do normal, e se isso é uma mostra do seu ciúme, comece a se controlar para não fazer mais essa pergunta.

Lembre que devemos ter a nossa individualidade e deve ser respeitada ou você confia ou não, mas você não tem o direito de atormentar a vida da pessoa com a sua insegurança, lembre-se a pessoa esta com você é por que gosta, caso contrário seria diferente.

Comece tentando ocupar a sua mente, faça exercício, procure um(a) psicólogo(a), comece a se amar. Uma dica muito importante: – Quando estamos livres nos sentimos preso e quando estamos presos nos sentimos livre.

Recite na frente do espelho todos os dias “EU AMO E SOU AMADA(O),  você e as pessoas em sua volta irá perceber a sua atitude.

Marta Batista

Psicóloga Clinica/Hospitalar Especialista em Neuropsicologia. Trabalha na profissão há mais de dez anos. Ministrou aulas em uma instituição de Ensino. Atualmente trabalha em dois hospitais e tem um consultório em Recife- PE , onde realiza atendimento aos sábados. Contato: martabsn4.1@gmail.com

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

55 segundos ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

41 minutos ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

15 horas ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

17 horas ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago