SAÚDE MENTAL

Como arrumar o quarto caótico pode ajudar na depressão

Duas imagens: o antes e depois da arrumação de um quarto caótico, postadas no site de compartilhamento de fotos Imgur foi o suficiente para abrir um debate sobre depressão. Tudo porque um usuário anônimo deprimido decidiu utilizar a internet para compartilhar suas dores secretas e registrar uma pequena, mas significativa, vitória pessoal. Segundo informações da rede britânica BBC, o usuário publicou as fotos com o título “Eu 1 – Depressão 0!”. Em menos de 24 horas as imagens foram visualizadas mais de 300.000 vezes e geraram respostas de pessoas na mesma situação.

A primeira foto é a mais impactante. No que deveria ser um quarto estão dezenas de garrafas de refrigerante vazias pelo chão. Vários cotonetes usados se amontam. Quase não se vê o chão e a cama está repleta de roupas, papéis e um ursinho de pelúcia solitário.

“Eu sofro de depressão grave e para mim é muito difícil fazer limpeza e outros tipos de trabalho doméstico. Meu quarto está uma bagunça há vários meses porque não consigo reunir forças para cuidar dele. Mas nesta sexta-feira eu decidi finalmente limpá-lo!””, explica a legenda.

A segunda foto é o resultado de três dias de limpeza. “Vocês podem finalmente ver que eu tenho um chão! Eu sei que não é uma grande vitória, mas para mim isso significa o mundo. Eu me sinto tão em paz agora, só queria compartilhar isso com todos vocês”, exclama o internauta, com orgulho.

Muitos dos comentários no post são de pessoas que se identificaram com o sofrimento. “Como alguém que sofre de depressão, isso me deixa feliz? não se dar por vencido!”, disse um deles. Outro comentou “Isso me dá motivação para fazer o mesmo, um caminho a seguir!”.

Outro usuário disse: “Eu sofro de crises de depressão e transtorno alimentar e meu espaço está bem complicado. Isso é inspirador.”

No entanto, nem todos foram gentis. Como não se sabe a identidade, a localização, sexo nem idade do usuário, alguns se perguntaram se o quarto realmente reflete o auge de uma depressão – ou apenas espelha a preguiça de um jovem. “Não se preocupe. Eu não sou depressivo e meu quarto parece o mesmo”, escreveu uma pessoa.

TEXTO ORIGINAL DE VEJA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

24 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 dia ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago