O olhar do psicólogo e do analista para o sofrimento do paciente é diferente do olhar do médico.
A Psiquiatria e a Psicanálise são áreas do conhecimento humano distintas, mas que podem contribuir uma com a outra. Isso faz com que, enquanto cada uma tem um enfoque e uma ética diferente e importante, podem se enriquecer mutuamente a partir do momento que se permitem interrogar sobre suas diferenças.
Vou falar do enfoque psicológico e psicanalítico que é a minha área de atuação.
Na clínica psicanalítica, o “doente” é tratado como sujeito, sujeito de um discurso, sujeito desejante, sujeito único e singular, sujeito cujo sintoma tem algo a dizer, algo que é só dele.
Dizemos, então, que o saber psiquiátrico é um saber generalista, que classifica, a seu modo, o paciente em um diagnóstico (de acordo com o DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) e o trata com medicamentos, ou seja, a partir da terapêutica farmacológica.
Já o saber psicanalítico é um saber particular, que dá voz ao paciente, pois acredita que ele sabe mais de si do que qualquer pessoa, e que existe uma participação (em nível inconsciente) naquilo que lhe ocorre.

Ao encontrar o caminho do seu desejo, o paciente passa a falar por si mesmo e deixa de se apegar aos rótulos e classificações, assumindo a responsabilidade por sua felicidade e pagando o preço de suas escolhas.
Um diagnóstico pode limitar a visão que o paciente tem de si mesmo e diminuir a capacidade de ele se relacionar com os outros como um sujeito.
Ali onde foi dado um diagnóstico, existe uma história para contar. A psicoterapia psicanalítica possibilita uma construção interpretativa desta história, acrescentando ao diagnóstico genérico um sentido singular.
Para que o sintoma faça sentido, é necessário, portanto, tornar consciente o inconsciente. E isso requer ao sujeito questionar o seu modo de viver, estar disposto a olhar para a dimensão desconhecida de si mesmo e quebrar o ciclo repetitivo que o leva sempre ao mesmo lugar.

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

16 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

17 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago