Pais e Filhos

Ensinemos as crianças a serem felizes, em vez de serem perfeitas

Por: Sara Espejo – Rincón del Tibet

As primeiras idades são fundamentais para todos os seres humanos, a necessidade de proteção, a dependência de seus cuidadores, sua sede de amor e a satisfação de suas demandas é o que determinará, em grande medida, como se desenvolverão em suas vidas como adultos.

A maioria das culturas deixa de lado as principais necessidades das crianças e o propósito da vida como tal, para colocá-los em uma corrida para a qual elas nem estão preparados, argumentando competitividade, qualidades de liderança, independência, encorajamento e atitudes que o ajudam a se destacar, superando as habilidades dos outros.

As crianças, como boas esponjas, absorvem tudo o que suas principais fontes de influência lhes oferecem e são as ideias e crenças básicas que as acompanharão durante a maior parte de suas vidas. Somente quando o adulto questiona essas crenças ele é capaz de transformá-las em favor.

As crianças não precisam aprender a ir ao banheiro aos dois anos de idade, nem aprender a ler aos quatro, tampouco precisam estar no rol de honra, nem ter uma parede ostentando medalhas. Isso não significa que isso seja errado, mas você não deve pressionar uma criança a fazer algo diferente do que a faz feliz, você não deve comparar, e muito menos traçar um prognóstico de sua vida para suas primeiras demonstrações de presença ou ausências. talentos

Somos todos especiais para algo, pressionamos uma criança a se destacar em um esporte, sacrificando suas horas de jogo, a recreação não é necessária, muito menos quando isso é resultado dos caprichos dos pais ou dos sonhos frustrados. Se ensinarmos as crianças a ouvir, a fazer o que gostam, a pensar, a administrar suas emoções, certamente lhes daremos ferramentas para que possam escolher suas próprias opções, mesmo desde a infância.

É sempre útil uma orientação, alguma sugestão, mas a imposição não deve ser um recurso, muitas vezes os presentes da criança não se desenvolvem para encorajá-los a realizar qualquer outra atividade que consideremos ser a melhor para eles.

Entenda que a melhor coisa para as crianças é manter essa essência com o seu ser, o que lhes permite ter o equilíbrio que mais perde com o passar dos anos, à medida que começam a estabelecer prioridades erradas logo no início.

A contribuição mais valiosa que podemos oferecer aos nossos filhos é o amor, o respeito pelos seus tempos, pelos seus gostos, pelas suas preferências, pelo tempo de qualidade que oferecemos, pelo interesse que mostramos nas suas coisas, mesmo que os vejamos muito pequenos. É isso que definirá sua segurança, sua autoconfiança, seu amor próprio, seu senso de pertencimento. O que deve ser encorajado é o impulso de ser melhor que eles mesmos, de fazer de si mesmos, dia após dia, sua melhor versão, não importa o que o irmão, o colega de classe ou o filho do vizinho faça.

Cada ser é único e tem todo o direito de ser feliz, rodeado de pessoas que valorizam o que é, quem o guia sem forçá-lo, todo mundo merece crescer e ser formado por ser amado, por quem o rodeia e aprender todos os dias a se amar mesmo. Quando essas bases são bem fundamentadas, haverá pouca chance de ele não estar alinhado com sua felicidade e certamente se destacará, mas não porque procure competir, mas porque saberá o que quer, o que o faz feliz e será muito difícil para ele não trabalhar.

Não será perfeito, mas será mais claro do que muitos o propósito da vida, que não é outro senão: ser feliz!

***

Via Pensar Contemporâneo

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

18 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

19 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago