Mesmo que estejamos avançando bastante na quebra de antigos e infundados estereótipos de gênero, alguns deles ainda estão enraizados em nossa cultura, como o que “diz” que meninas não são boas em matemática e meninos não são bons na leitura. Esses estereótipos negativos não são apenas reforçados por professores e pais, mas também pelos colegas na sala de aula, de acordo com um novo estudo.
Ao longo do estudo, foi necessário acompanhar mais de 1500 alunos (49% garotas) de 60 salas de aula na Alemanha, do 5º ao 6º ano. Em uma primeira etapa, os investigadores perguntaram aos alunos sobre a sua motivação e confiança na habilidades de leitura e fizeram com que estes preenchessem um questionário sobre estereótipos de gênero. Em seguida, o seu nível foi testado.
Um ano e meio depois, os níveis de habilidade e motivação para a leitura foram novamente testados nos mesmos alunos. Os rapazes que acreditavam no estereótipo de leitura tinham muito menos probabilidade de se sentirem bem com as suas habilidades e tinham muito menos motivação para ler.
Em uma conclusão clara, os pesquisadores apontaram que é um erro adultos classificarem crianças e jovens por questões ligadas aos gêneros, uma vez que fará estes rapazes e garotas a se limitarem aos seus conhecimentos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Lifestyle.
Foto: @DR.
A avó materna de Anaflávia Gonçalves, responsável pela morte de seus próprios pais e irmão…
Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…
A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…
Joey Swoll se diz desgastado física e psicologicamente após a experiência. "Ainda sinto como se…
"Estou imensamente grato por poder finalmente dormir deitado", disse o homem.
Segundo a Polícia, a mulher pagou R$ 5 mil em um diploma falso de psicologia,…