COLABORADORES

Jesus: o grande terapeuta

Neste Natal precisamos ressignificar a mensagem de Jesus – esquecida por muitos, que são estimulados pelo frenesi das festas de final de ano. Jesus se oferece ao mundo como um grande terapeuta. Essa palavra é de origem grega, vem de “therapeia”, ato de curar, de fazer tratamento. E terapeuta vem de “therapon”, aquele que serve.
Jesus para ensinar sua terapia se utiliza das parábolas, que são pequenas histórias, com o objetivo de levar ouvinte a tomar uma decisão. Também usa palavras reflexivas: “Não faças a outrem o que não queres que te faças. Amais vossos inimigos, fazei o bem aos que vós odiais, rezai para que voz perseguem. Não julgues e não serei julgado. Perdoai e sereis perdoados. Aquele que se humilha será exaltado, o que exalta será humilhado”.
Esses axiomas são cheios de humildade, perdão, caridade, desapego – e como forma de conceber a obra de Deus. Jesus sente que os bem-aventurados são os pobres, porque eles acreditam em Deus e sabe que os soberbos, passam com maledicências por cima das boas novas do reino de Deus.
A terapia de Jesus é dirigida aos pobres, como todos os grandes mestres, Jesus gosta do povo e sente à vontade com ele. A sua terapia é isenta de acusações e consiste na compaixão, onde o ser humano é tocado no coração e na alma. Não impõe nenhuma condição para o seu afeto, não condiciona ao rendimento ou à acomodação, assim o seu amor se torna a chave da salvação.

O método terapêutico de Jesus orienta com amor aqueles que fracassaram consigo mesmo, dando lhes coragem para confiar em Deus. Isso é um jeito de curar as enfermidades no tempo de Jesus, que podemos considerar como psicossomáticas. Traduzindo para linguagem de hoje: os “demônios’” são as compulsões, ideias fixas, complexos, confusão emocional, bloqueio de sentimentos, incapacidade de pensar com clareza e divisão interior.
Jesus não se furta da alegria, indo de bom grado à festas e casórios, parando nas vilas e fazendas, onde recebe hospitalidade. A comensalidade de Jesus é para forçar a porta contra a rigidez das hierarquias, dos privilégios e do exclusivismo. Aprecia tudo que importa simplicidade de coração.
Além disso, Jesus não perde nenhuma oportunidade para repetir que as crianças são seres sagrados e o que o reino de Deus pertence a elas. E diz: não vim para chamar os justos, mas os pecadores, sua terapia prefere as pessoas de vida equivocada, que são desprezadas pela ortodoxia religiosa. Conhecedor do sofrimento que a riqueza traz, Jesus é enfático: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus, propondo anular riqueza e não se apoderar dela. E por esse motivo prediz aos seus discípulos que sofrerá perseguições e suplícios.
Enfim, a terapia de Jesus é revolucionária, pelo fato que o Deus – que ele anuncia não é o senhor fatal que nos mata, que nos condena, ou que nos salva quando lhe convém, não é um tirano, mas um Deus misericordioso.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

15 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

15 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago