O meu filho está deprimido ou apenas triste?

Por Adriana Campos

“O meu filho anda permanentemente triste, cansado e agressivo. Os amigos de quem tanto gostava deixaram de ser importantes e o isolamento faz parte do seu dia a dia. Estará deprimido?”

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano 2020, a depressão será uma das doenças com maior prevalência na polulação em geral. Atualmente, já é o distúrbio mental mais comum a nível mundial, sendo responsável, em conjunto com as perturbações ansiosas, por 25% das consultas médicas.

Nas crianças, adolescentes e jovens adultos, a depressão é também um dos distúrbios psiquiátricos mais comuns, aumentando a sua incidência por volta dos 14 anos. A sua prevalência é cerca de duas vezes mais comum nas jovens do sexo feminino. Apesar destes dados, o problema é subvalorizado, existindo uma elevada percentagem de adolescentes deprimidos que não recebe tratamento.

Os dados referentes ao nosso país são escassos. No entanto, num estudo realizado na região de Setúbal, constatou-se existir aí uma prevalência de 11% de sintomatologia depressiva em jovens.

Estar deprimido é diferente de estar triste

Apesar de já haver muita informação sobre depressão, nomeadamente em idades mais precoces, o desconhecimento dos sintomas, mesmo ao nível dos profissionais de saúde, leva a que seja adiado o diagnóstico e o tratamento adequado, comprometendo seriamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem deste tipo de patologia.O termo depressão é usado frequentemente de forma desadequada. Muitas vezes é preciso desmontar o conceito para se perceber que este é por vezes utilizado como sinónimo de tristeza.

Ao longo do ciclo de vida, todas as pessoas passam por períodos difíceis, marcados por infelicidade e desânimo. Estes sentimentos fazem parte da vida e tendem a desaparecer sem tratamento.

Quando falamos em depressão, estamos a fazer referência a uma doença, com sintomas específicos, que pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e no bem-estar geral do adolescente, podendo até levar ao suicídio.

Muitas vezes os pais perguntam: mas afinal porque é que o meu filho está deprimido? Para esta questão não há uma resposta única, pois como na maioria dos problemas humanos é mais adequado falar em multi-fatores. Sabe-se, atualmente, que a depressão pode ser influenciada, na sua etiologia e manutenção, por fatores biológicos/genéticos, psicológicos e sociais.

Se bem que seja importante o porquê, também é muito importante o conhecimento dos sintomas, para evitar que a dor se prolongue no tempo e as consequências sejam irreversíveis. Não podemos esquecer que depressão e suicídio andam frequentemente de mãos dadas.

Existem vários sintomas que podem ajudar a identificar uma possível depressão:

  • diminuição do rendimento escolar;
  • isolamento social;
  • desregulação dos padrões de sono;
  • comportamentos de risco;
  • incapacidade de lidar com o insucesso;
  • fadiga;
  • falta da sensação de prazer em atos que naturalmente a proporcionam;
  • dificuldade de relacionamento com os pares;
  • perda de interesse pela imagem corporal;
  • ideação suicida.

Sempre que o seu filho adolescente apresentar algum destes sintomas FIQUE MUITO ATENTO E PEÇA AJUDA!

Adriana Campos
Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto, na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, e mestre em Psicologia Escolar. Concluiu vários cursos de especialização na área da Psicologia, entre os quais um curso de pós-graduação em Psicopatologia do Desenvolvimento, na UCAE. Atualmente, é psicóloga no agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira, para além de dinamizar ações de formação em diversas áreas.
Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

16 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

17 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago