Por Verônica Barban Isaac Botelho

“Danos emocionais podem ser minimizados se houver a manutenção de uma relação segura e próxima ao pai e a mãe.”

O divórcio, em geral, é resultado de uma sequência de pequenas crises de desequilíbrio entre o casal durante suas vivências. Quando ele acontece, primeiramente desorganiza todo o ambiente a sua volta, tudo é novo, e muitas vezes assustador, principalmente para os filhos. Porém, o que desestabiliza emocionalmente os mesmos não é a separação dos pais em si, mas como ela é administrada pelo casal. O comportamento dos filhos dependerá, daí por diante, da atenção e conduta dos pais, principalmente daquele que tiver a sua guarda.

Prever as consequências psicológicas, sociais e econômicas para todos os envolvidos é fundamental, principalmente para os dependentes do relacionamento, lembrando que a separação é dos pais e não dos filhos. Mesmo estando em um período de separação eles precisam se unir por seus filhos.

É necessário que os pais adotem condutas positivas para tornar esse momento o menos difícil possível, fazendo com que seus filhos se sintam amados por ambos. Avisá-los antes da partida efetiva de um dos pais, tentar fazer o mínimo de mudança na vida deles, tranquilizá-los sobre as visitas regulares, encorajá-los a falar e deixar claro que eles não são culpados pelo divórcio, são condutas essenciais. Junto a isso é importante também tentar proteger os sentimentos positivos de seu filho em relação a ambos os pais, manter a disciplina normal nas casas e não discutir com seu ex-cônjuge sobre os filhos na presença deles.

O seu filho precisa de estabilidade e de segurança! Assim, depois do período de mudança é possível que a nova vida dele seja normal e saudável, o que depende também das expectativas dos adultos. Vale salientar que você não precisa suprir o seu filho a todo momento pela falta do outro e os limites tem que continuar sendo impostos.

Nos casos em que o divórcio traz ressentimentos, em que seus filhos não são auxiliados e amparados, se tornam alvo de disputa ou vistos como extensão do ex-companheiro, é preciso ficar atento. A situação em que o relacionamento deles com um dos pais fica empobrecido e que ele se sente rejeitado, o resultado não é positivo. O filho pode vir a apresentar, dependendo da idade, atitudes regressivas, um declínio no seu rendimento escolar e no relacionamento com colegas, ansiedade, depressão e comportamentos rebeldes ou desorganizados.

Evitar disputas pela guarda é outra conduta que deve ser adotada, exceto em casos em que o pai que a possui estiver causando danos ou problemas ao filho. Caso um dos pais se afaste, por esse motivo ou por sua própria decisão, peça a parentes ou amigos para passar mais tempo com seu filho e explique a ele a possibilidade dessa relação naquele momento.

A leitura de livros que relatem a tristeza e o medo de outras pessoas que tiveram os pais separados funciona como um suporte, para que seu filho entenda que ele não é o único e para que se fortaleça.

O divórcio de um casal é um problema que a família toda enfrenta. Dependendo da conduta dos envolvidos ele pode transformar-se num problema muito maior, ou pode ser para cada um apenas um período de mudança e adaptação aos novos padrões de relacionamento.

Links da autora:

Verônica Barban Isaac Botelho
Psicóloga
CRP 06/89938

vbipsicologia@hotmail.com
https://www.facebook.com/vbipsicologia

Verônica Barban Isaac Botelho

Psicóloga Clínica. Atende crianças, adolescentes, adultos, casais. Também realiza Orientação Vocacional e Laudo para Cirurgia Bariátrica.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

15 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

16 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago