COMPORTAMENTO

Pessoas otimistas dormem mais e melhor, aponta estudo

Se você é uma pessoa otimista, sabe bem dos inúmeros benefícios que esta postura de vida pode trazer pra o seu dia a dia. Mas agora a ciência têm se dedicado a estudar mais a fundo esses benefícios. E, nesse sentido, uma pesquisa realizada com jovens adultos e pessoas de meia-idade fez uma interessante descoberta: Pessoas otimistas tendem a ter um sono de melhor qualidade.

Mais de 3.500 pessoas entre 32 e 51 anos foram incluídas na amostra do estudo. Entre os participantes, haviam moradores de Birmingham, Alabama; Oakland, Califórnia; Chicago; e Minneapolis, todos nos Estados Unidos.

“Os resultados deste estudo revelaram associações significativas entre otimismo e características do sono por questões sociodemográficas, condições de saúde e sintomas depressivos”, disse a pesquisadora Rosalba Hernandez, professora de pesquisa social na Universidade de Illinois.

Resultados

Hernandez e seus co-autores descobriram que indivíduos com maiores níveis de otimismo eram mais propensos a relatar que dormiam adequadamente, de seis a nove horas por noite.

“A falta de sono saudável é um problema de saúde pública, já que a má qualidade do sono está associada a vários problemas de saúde, incluindo riscos mais altos de obesidade, hipertensão e mortalidade por todas as causas”, disse Hernandez.

“O otimismo disposicional – a crença de que coisas positivas ocorrerão no futuro – emergiu como um ativo psicológico de destaque especial para a sobrevivência livre de doenças e saúde superior”.

Embora os cientistas não tenham certeza do mecanismo exato pelo qual o otimismo influencia os padrões de sono, eles supõem que a positividade pode amortecer os efeitos do estresse promovendo o enfrentamento adaptativo, o que permite que os otimistas descansem em paz.

“Os otimistas são mais propensos a se envolver em enfrentamento ativo focado no problema e interpretar eventos estressantes de forma mais positiva, reduzindo preocupações e pensamentos ruminantes quando eles estão dormindo e durante todo o seu ciclo de sono”, disse Hernandez.

Os resultados, publicados em julho na revista Behavioral Medicine , reforçam os dados de um estudo anterior, no qual Hernandez e seus co-autores descobriram que os otimistas entre 45 e 84 anos tinham duas vezes mais chances de ter uma saúde cardíaca ideal .

O estudo

Os níveis de otimismo dos participantes foram medidos através de uma pesquisa de 10 itens, que pediu a eles que classificassem em uma escala de cinco pontos o quanto concordavam com afirmações positivas como “estou sempre otimista sobre o meu futuro” e com frases negativas como como “eu dificilmente espero que as coisas sigam do meu jeito”.

As pontuações na pesquisa variaram de seis (menos otimistas) a 30 (as mais otimistas). Os participantes relataram seu sono duas vezes, com cinco anos de intervalo, classificando sua qualidade e duração do sono durante o mês anterior.

A pesquisa também avaliou seus sintomas de insônia, dificuldade em adormecer e o número de horas de sono real que eles tiveram a cada noite.

Uma parte dos participantes fazia parte de um estudo auxiliar do sono baseado em Chicago e usava monitores de atividade por três dias consecutivos – incluindo duas diárias durante a semana e uma no final de semana. Os participantes usaram os monitores em duas ocasiões por ano.

De acordo com um relatório de 2016 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, cerca de 1 em cada 3 adultos dos EUA não consegue dormir adequadamente, aumentando os riscos de muitas doenças crônicas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de SNB e GNN.
Foto destacada: Pixabay.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

12 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

12 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago