COLABORADORES

A psicanálise confirma: o pai real é prescindível na formação da criança

Vez ou outra se faz necessário relembrar que a paternidade não é exclusiva dos seres que podem gerar um filho. Há muito considerado uma desordem da instituição familiar, a comunidade científica deve esclarecer o desafio que a família apresenta na contemporaneidade com a dissolução de sua constituição normatizadora, isto é, consistida de pai e mãe genitores, e dizer unissonante que o pai real é prescindível, tanto quanto a família tradicional. A psicanálise, desde o início, figura como um discurso que problematiza a cultura e a considera patologicamente atravessada pelo moralismo. Este artigo manifesta que “a ordem da família humana possui fundamentos que escapam à força do macho” (LACAN, 1985/2008), o que é preciso numa sociedade que ainda demonstra centelhas do pensamento patriarcal e conservador dos séculos passados.

Para entender a família como um agrupamento simbólico, é necessário percorrer minimamente seu enredo desde o início. Em referência a Totem e tabu, Freud (1930/2012) coloca a família calcada no amor e na compulsão para o trabalho a partir do momento em que a necessidade de satisfação genital se torna constante, e não mais condicionada a um ciclo de reprodução. O resultado dessa junção auxiliou o homem primevo em seu trabalho de sobrevivência à medida que “o outro indivíduo adquiriu a seus olhos o valor de colaborador, com o qual era útil viver” (p. 61). Para isso, Roudinesco (2003) afirma que os casamentos passam a ligar grupos e famílias entre si com base em sua função simbólica, podendo por isso “ser considerada uma instituição humana duplamente universal uma vez que associa um fato de cultura a um fato da natureza referente a reprodução biológica” (p. 13).

Para abandonar essa dependência exclusivamente biológica, a família adquiriu características de interdição entre seus membros, e a maior interdição no âmbito familiar é o incesto. Sendo assim, diz Roudinesco (2003, p. 11) que a “proibição do incesto é, portanto, tão necessária à criação de uma família quanto a união de um macho com uma fêmea”, sendo, por isso, “ligada a uma função simbólica”. Assim, a família vai além da redução ao fato biológico e instintivo, visto que seu modo de organização depende das leis de transmissão, tornando a família humana uma instituição cultural, e este é o âmago de seu valor simbólico.

É certo que esses dois parágrafos demandam uma interpretação peculiar para que o leitor consiga atingir a lógica psicanalítica para a questão do pai real enquanto figura prescindível. E essa é a missão de todo pesquisador: tornar parágrafos técnicos como esse não só de conhecimento público, mas de entendimento público. É isso que tentaremos.

A função simbólica de uma família vai além da característica do incesto, e é nesse ponto que ingressamos com a prescindível figura dos pais enquanto (a) seres genitores, e (b) seres com diferença de sexo. Adquirir um simbolismo significa que as funções familiares também são simbólicas, fazendo com que tudo o que envolva a família seja uma escolha. Isso está presente na escolha por um(a) parceiro(a), ao invés de casamentos arranjados; na escolha por ter ou não um filho, ao invés da obrigatoriedade de tê-lo como um ticket para a proclamação de uma família; e, tão importante quanto, na escolha pela adoção. É o que a autora Sônia Alberti diz sobre o pai:

Não é somente aquele que gerou, que tem ou não um carro, quer dizer, um falo, mas sobretudo aquele que garante uma relação com o desejo pelo fato de garantir o sujeito simbolicamente. Então, o pai que sustenta o adolescente na cultura lhe atribui um lugar na comunidade dos homens (ALBERTI, 2010, p. 27).

Com isso ela deseja dizer que a função do pai não é ser o portador do sêmen, mas o portador do passe para garantir o filho simbolicamente na cultura. Essa é a figura do pai constantemente negligenciada nos artigos científicos que vinculam paternidade ao sexo, isto é, ao pênis.  Um equívoco que produz inúmeros outros portadores de discursos excludentes, que restringe o exercício da paternidade à genitores que, diversas vezes, não desejam ser pais. Obviamente não podemos reduzir uma teoria que levou décadas para se lapidar a um texto como esse, então abaixo constará as principais referências que devem ser lidas para o aprofundamento de seus conhecimentos.

FREUD, S. (1912-1914). Totem e Tabu e outros textos. Tradução de Paulo César de Souza, Obras completas, São Paulo: Companhia das Letras, 2015. v. 11, p. 13-244.

LACAN, J. Os complexos familiares na formação do indivíduo: ensaio de análise de uma função em psicologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

ROUDINESCO, E. A família em desordem. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

Extra:

ALBERTI, S. O adolescente e o Outro. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

 

Nathan Barbosa

Psicólogo CRP 05/49821, atua em consultório particular e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social na cidade de Cabo Frio, RJ. Em 2012 integrou um projeto de iniciação científica sobre a atuação dos psicólogos em desastres ambientais e, em 2014 e 2015, sobre a atividade do Córtex Pré-frontal em adolescentes em conflito com a Lei. Sempre foi instigado a analisar os fatos através da psicanálise, e logo em sua monografia discorreu sobre Metáfora Paterna e Adolescentes em Conflito com a Lei, convocando a comunidade acadêmica a refletir acerca do lugar que os adolescentes ocupam na sociedade.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

21 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

21 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago