SAÚDE MENTAL

Psicopatas têm inteligência abaixo da média, diz estudo

Por Gisele Hirata

Agora, a polêmica: cientistas americanos e britânicos publicaram uma recente pesquisa que contradiz a cultura pop e mostra que eles, na verdade, têm a inteligência abaixo da média. Os pesquisadores chegaram à essa conclusão depois de avaliar 187 estudos que relacionam a psicopatia com as capacidades intelectuais.

Segundo Brian Boutwell, um dos pesquisadores da Universidade de St. Louis, no Missouri, as pessoas associam a inteligência com duas características típicas de um psicopata: a manipulação e a sedução.

Os psicólogos chamam isso de “o mito de Hannibal Lecter”, em homenagem ao serial killer de O Silêncio dos Inocentes, que difunde a imagem de que o psicopata tem uma mente brilhante e é capaz de planejar cada crime nos mínimos detalhes.

A partir desse conceito, Boutwell e sua equipe começaram a pesquisar mais a fundo o comportamento dos assassinos e descobriram que eles não são tão brilhantes assim. “Eles são impulsivos, têm problemas com a lei e se machucam com frequência. Isso me levou a pensar que eles não são excessivamente inteligentes”, afirmou à New Scientist.

Abaixo da média

Os 187 estudos que relacionam a inteligência com pessoas que apresentam esses traços incluíam pesquisas com psicopatas presos e livres, alguns com carreiras de sucesso.

No fim da análise, a equipe não encontrou nenhuma evidência de que psicopatas são mais inteligentes. Pelo contrário, eles tiveram pior desempenho nos testes de inteligência.

Os pesquisadores acreditam que o resultado pode ajudar a compreender a psicopatia e, futuramente, a encontrar formas de tratamento. “A psicopatia não é passível de psicoterapias. À medida que entendemos melhor o quadro podemos desenvolver formas de reabilitação”, disse Boutwell em entrevista.

Eles estão por aí

De acordo com especialistas, cerca de 1% da população tem traços de psicopatia – isso significa que você, provavelmente, já cruzou com um psicopata em algum momento da sua vida.

Uma pessoa é classificada como psicopata se conseguir uma determinada pontuação em um teste de traços psicopáticos, que incluem insensibilidade, impulsividade, agressão e um senso de grandiosidade. “Nem todos eles irão quebrar a lei ou machucar alguém, mas as probabilidades de fazê-lo são maiores”, explicou Boutwell.

Imagem de capa: Shutterstock/0306PAT

TEXTO ORIGINAL DE SUPERINTERESSANTE

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Série policial que estreou no top 10 da Netflix em 56 países é inspirada em assombroso caso real

A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…

17 horas ago

Influencer passou 6 horas em mesa de cirurgia após parte de equipamento de exame de rotina ‘cair no seu coração’

Joey Swoll se diz desgastado física e psicologicamente após a experiência. "Ainda sinto como se…

18 horas ago

Após cirurgia, ‘Homem Dobrado’ finalmente consegue ficar ereto e ter ‘vida normal’

"Estou imensamente grato por poder finalmente dormir deitado", disse o homem.

1 dia ago

Mulher é presa após usar diploma de psicologia falso para atender crianças com autismo

Segundo a Polícia, a mulher pagou R$ 5 mil em um diploma falso de psicologia,…

2 dias ago

Nova série do criador de Peaky Blinders já está disponível no streaming

A aguardada nova série estrelada pela vencedora do Emmy Elisabeth Moss chegou ao streaming nesta…

2 dias ago

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

3 dias ago